São Paulo – A produção brasileira de aço bruto foi de 3,14 milhões de toneladas em agosto, um aumento de 6,9% em comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados ontem (18) pelo Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS).
De acordo com a entidade, a produção de laminados em agosto atingiu 2,26 milhões de toneladas, ou 3,6% a mais do que no mesmo período de 2007. Já a fabricação de aços longos cresceu 8,1% e chegou a 987,9 mil toneladas, um recorde.
Sempre segundo o IBS, as vendas de laminados longos no mercado interno chegaram a 859 mil toneladas no mês, um aumento de 20%. De acordo com nota do instituto, o desempenho foi impulsionado pelo setor de construção civil, que está aquecido pela ampliação da oferta de crédito e pelos investimentos em andamento do país.
A entidade informa que 50% da demanda desse segmento é por vergalhões e perfis destinados à indústria da construção civil.
Já as vendas de laminados planos se mantiveram estáveis em comparação com agosto de 2007, em 1,09 milhão de toneladas, embora tenham crescido as vendas para a indústria automobilística.
No front externo, as exportações de produtos siderúrgicos aumentaram 25,4% em agosto em comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo o IBS.

