São Paulo – A demanda por transporte aéreo dentro do Brasil cresceu 3,8% nos primeiros seis meses de 2015 em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (23) pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que reúne informações das companhias TAM, Gol, Azul e Avianca. Nesse mesmo período, a oferta foi ampliada em 2,8%. O total de passageiros a transportados somou 47,1 milhões, um aumento de 3,3%.
Segundo a Abear, no primeiro semestre a demanda por viagens internacionais aumentou 13,1%, e a oferta, 13,6%. O total de passageiros que viajaram para fora do País foi de 3,5 milhões, 15,1% a mais do que no mesmo período do ano passado.
Os dados mostram ainda que, em junho, a demanda doméstica cresceu 1,7% sobre o mesmo mês do ano passado. A oferta cresceu 2,5% e foram transportados 7,6 milhões de passageiros, 6% a mais do que em junho de 2014. Segundo a Abear, o movimento está relacionado ao período de férias escolares. Já a demanda internacional avançou 11,6%, e a oferta, 12,3%. Embarcaram em voos internacionais 560 mil passageiros, 13,6% a mais do que em junho de 2014.
De acordo com o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, a expectativa para 2015 é de que o setor não tenha o mesmo crescimento registrado no ano passado, com tendência a se estabilizar num patamar menor. “Ainda não temos condições de afirmar em que valores, porque as reações de cada empresa a esse cenário atual são individuais, já que o modelo de negócio de cada uma é independente e distinto”.

