São Paulo – As exportações brasileiras de produtos de higiene, perfumaria e cosméticos cresceram 22,1% em setembro em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). O valor conseguido com o envio das mercadorias ao exterior foi de US$ 65,3 milhões, acima dos US$ 57,3 milhões de setembro de 2020.
Entre os produtos embarcados se destacaram os itens de higiene oral, com US$ 7,7 milhões e alta de 73,2%, os produtos para cabelos, com US$ 17 milhões e crescimento de 41,2%, e os sabonetes, cujas vendas externas renderam US$ 12,3 milhões e avançaram 10,8% em setembro passado sobre o mesmo mês de 2020.
De janeiro a setembro, o setor também teve alta na exportação, de 16,4% sobre os nove primeiros meses de 2020, com US$ 517,2 milhões. Segundo a Abihpec, os resultados demonstram os impactos da desvalorização do real frente ao dólar e os esforços da indústria nacional para manter-se competitiva e atraente para os mercados internacionais.
A Abihpec leva adiante com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) um programa de internacionalização do segmento, o Beautycare Brazil. As empresas integrantes da iniciativa tiveram aumento de 38% na exportação de janeiro a setembro, com US$ 151,91 milhões em vendas.