São Paulo – O Parque Nacional de Foz do Iguaçu, um dos principais cartões postais do Brasil, continua atraindo turistas estrangeiros. No ano passado, 616,9 mil visitantes estiveram no parque, o que representou um aumento de 2,7% em relação a 2007. Os dados foram divulgados ontem (15) pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).
De acordo com nota divulgada pelo Ministério do Turismo, os sul-americanos e os europeus foram os turistas que mais visitaram o parque em 2008, sendo Argentina, Espanha, Estados Unidos, Paraguai e França os países que mais enviaram turistas. O país que apresentou o maior crescimento em número de visitantes no ano passado foi o Japão, com 37,7% a mais que em 2007.
Foz do Iguaçu é o segundo destino turístico mais visitado pelos estrangeiros no Brasil. A região está atrás apenas do Rio de Janeiro, segundo dados do Estudo da Demanda Turística Internacional de 2007, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
O Parque
Em 1986, a Unesco declarou o Parque Nacional de Foz do Iguaçu um Patrimônio Mundial Natural da Humanidade, constituindo-se numa das maiores reservas florestais da América do Sul.
Localizado no extremo oeste do estado do Paraná, a 17 quilômetros da cidade de Foz do Iguaçu, o parque tem este nome por incluir em sua área importante parte do rio Iguaçu, aproximadamente 50 quilômetros do curso do rio, e as mundialmente conhecidas Cataratas do Iguaçu. Elas, que formam um semicírculo de 2,7 mil metros de largura e têm quedas de até 72 metros de altura, são a principal atração turística do local.

