São Paulo – As exportações brasileiras de carne frango cresceram em volume em janeiro em comparação com o mesmo período de 2013. O faturamento, no entanto, foi menor. O Oriente Médio continua a ser o principal comprador da mercadoria, segundo o balanço divulgado nesta quarta-feira (19) pela União Brasileira de Avicultura (Ubabef). Os Emirados Árabes Unidos foram os principais importadores de ovos.
Segundo comunicado divulgado pela Ubabef, o Brasil exportou 299,7 mil toneladas de carne de frango em janeiro, um aumento de 3,2% sobre o volume embarcado no mesmo mês do ano passado. A receita somou US$ 565,7 milhões, valor 4,4% menor do que o obtido com os embarques de janeiro de 2013.
Os países do Oriente Médio importaram 111 mil toneladas, volume 4,2% superior ao de janeiro de 2013. De acordo com o diretor de mercados da Ubabef, Ricardo Santin, entre os países da região os principais compradores em janeiro foram Arábia Saudita, Emirados, Kuwait, Iêmen, Catar e Omã. “Os preços tiveram influência do câmbio e do aumento da oferta na região”, afirmou. O presidente da instituição, Francisco Turra, afirmou, no comunicado, que houve “ajustes pontuais em mercados de frango inteiro”. Este é o principal produto comprado pelos maiores importadores.
As vendas para a Ásia somaram 92,4 mil toneladas, com aumento de 12,3%, e para a África foram 37,2 mil toneladas, uma redução de 7,9%. A União Europeia importou 36,1 mil toneladas (aumento de 1,9%), as Américas, 16,8 mil toneladas (redução 9,8%) e os países europeus que não pertencem à UE compraram 5,9 mil toneladas (queda de 15%).
No total, as exportações da avicultura brasileira somaram US$ 608 milhões, valor 5,61% inferior ao valor das compras de janeiro de 2013. O número inclui frangos, ovos, perus, patos, pintos, ovos férteis e material genético. Os embarques chegaram a 314,3 mil toneladas, 2,55% a mais do que em janeiro de 2013.
As exportações de ovos somaram duas mil toneladas. Desse total, 1,58 mil toneladas foram para os Emirados. As compras do país subiram 20% em janeiro em comparação com o mesmo mês de 2013. “As exportações para os Emirados Árabes Unidos dominaram a pauta exportadora de ovos”, afirmou o presidente da Ubabef no comunicado. No total, porém, as exportações de ovos caíram 17% em comparação com janeiro de 2013.
Santin afirmou que as exportações de ovos para os Emirados cresceram porque Angola, que era o principal importador, reduziu suas compras. Isso levou os produtores a diversificar as exportações. Santin afirmou, porém, que o setor pretende recuperar as vendas para a Angola, ampliar a quantidade de ovos exportados e “pulverizar” os clientes.
“Além da busca por novos clientes além de Angola, que era nosso principal comprador, queremos ampliar a quantidade exportada, e para diversos países”, disse Santin. Atualmente os embarques de ovos correspondem a 1% do total exportado pela avicultura brasileira. A meta para este ano é dobrar as vendas.


