São Paulo – No primeiro semestre do ano, 3.205.562 pessoas desembarcaram no Brasil vindas de vôos internacionais, o que representou um aumento de 2,67% em relação ao mesmo período do ano passado. Se forem considerados apenas os vôos regulares, o crescimento foi de 5,66%. As informações são da Infraero.
Em junho, os desembarques em vôos internacionais no Brasil registraram a entrada de 466.160 passageiros. Para a presidente da Embratur, Jeanine Pires, o crescimento dos desembarques em vôos regulares no primeiro semestre é uma boa notícia. "Isto demonstra uma recuperação constante do número de desembarques em vôos internacionais regulares, o que é muito positivo", comenta.
Além do dado em vôos regulares, o cálculo de desembarques internacionais considera os vôos não-regulares, ou charters, que foram responsáveis por 9.024 chegadas em junho deste ano.O cálculo da Infraero leva em conta estrangeiros e brasileiros em retorno ao país.
Aeroporto de Guarulhos
De janeiro a junho, a Infraero registrou crescimento de 7,4% no movimento de aeronaves no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos em comparação ao mesmo período do ano passado.
Guarulhos liderou a movimentação aérea do país nesse período. No primeiro semestre, 97 mil operações de pousos e decolagens foram realizadas no sistema de pistas do terminal aéreo internacional de São Paulo, 60 mil de vôos domésticos e 37 mil de vôos internacionais.
O mês de janeiro concentrou o mais alto número de operações do semestre, com 17.359 vôos. O primeiro mês do ano é tradicionalmente movimentado devido ao período de férias.
Atualmente 40 empresas aéreas nacionais e internacionais regulares utilizam 260 balcões de check-in distribuídos nos dois terminais do aeroporto. De Guarulhos partem e chegam vôos procedentes de 24 países e 138 cidades brasileiras e estrangeiras e que transportam, aproximadamente, 60 mil passageiros por dia.

