São Paulo – A indústria brasileira de calçados exportou mais para o mundo árabe no começo deste ano. O volume de pares enviados saiu de 277,6 mil em janeiro do ano passado para 341,2 mil no mesmo mês de 2009, de acordo com os números da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). O crescimento foi de 23%. Foram embarcados 63,5 mil pares de calçados a mais no período.
Apesar do aumento no volume, porém, houve queda no faturamento com as exportações. A receita das vendas de calçados brasileiros aos árabes saiu de US$ 3,17 milhões em janeiro de 2008 para US$ 3,05 milhões no mesmo mês deste ano. A queda foi de 4%. Isso indica que o Brasil vendeu mais calçados aos árabes, mas mais baratos. O preço médio do calçado era de US$ 11,43 no começo do ano passado e agora está em US$ 8,94.
Os países árabes que compraram calçados do Brasil no começo deste ano foram Emirados, Arábia Saudita, Kuwait, Egito, Líbano, Síria, Jordânia, Catar, Bahrein, Marrocos e Omã. O maior volume foi para os sauditas, seguidos dos Emirados e Egito. A Arábia Saudita, porém, adquiriu os calçados mais baratos, entre os enviados pelo Brasil aos árabes, por US$ 4,87 o par. Os calçados de maior valor, US$ 47 o par, foram comprados por Omã.
Em janeiro do ano anterior, os países consumidores do calçado brasileiro no mundo árabe foram os mesmos. Na lista, porém, também constava a Tunísia, que não chegou a fazer compras de sapatos do Brasil neste ano. Em janeiro de 2008, os Emirados adquiriram os maiores volumes, seguidos do Kuwait, Líbano e Egito.
Apesar do aumento das exportações para o mercado árabe, as vendas externas gerais do setor caíram no mês de janeiro. Segundo a Abicalçados, os embarques caíram 33,5% em volume físico, de 20,3 milhões para 13,5 milhões. O faturamento também recuou 17,8% em comparação com o mesmo mês de 2008. Saiu de US$ 173,5 milhões para US$ 142,6 milhões. Segundo a entidade, a instabilidade do dólar em outubro do ano passado, quando foram fechados os pedidos para este ano, pesou no desempenho.