São Paulo – A Suzano Papel e Celulose teve aumento de 13,3% nas vendas de celulose no último trimestre do ano passado em relação ao trimestre anterior, de acordo com informações divulgadas ontem (25) pela companhia. A empresa, que é uma das principais produtoras de celulose e papel da América Latina, vendeu 329 mil toneladas de celulose no período. Também houve acréscimo de 12,7% sobre o mesmo período de 2007.
A principal causa do aumento foi a retomada das exportações aos produtores chineses de papel. "No terceiro trimestre, os compradores de celulose de mercado haviam optado por reduzir seus estoques e efetuar suas compras de acordo com as necessidades de curto prazo", afirma o diretor de Relações com Investidores da Suzano, André Dorf.
Em 2008 como um todo, a Suzano atingiu seu maior volume de vendas de celulose, com 1,3 milhão de toneladas. O aumento foi de 65,2% sobre 2007. Do total vendido, 82,5% foi para o mercado externo. A Suzano exporta para 47 países e tem a Europa como principal mercado. Em nota, a empresa destaca a atuação também no mercado chinês.
A demanda global por celulose de eucalipto cresceu 11,8% no ano passado, impulsionada principalmente pela China, que aumentou suas compras em 40,6%. Também Europa Ocidental teve crescimento de mercado de 9,8% e América do Norte, de 7,3%. A China consumiu 340 mil toneladas a mais de celulose de eucalipto em 2008. Deste volume adicional, 38,6% foi fornecido pela Suzano.

