Alexandre Rocha
São Paulo – O leitor já leu na ANBA notícias sobre negócios entre brasileiros e árabes que, a princípio, podem parecer curiosos, como o comércio de biquínis, lingerie, sandálias Havaianas, vinhos do Líbano e grampeadores. Mas a coisa não para por aí, mostrando que quando o produto é bom os compradores aparecem: o treinador de cavalos Pedro Nickel Filho, do Paraná, fechou no sábado (07) a venda de um cavalo de corrida para um criador de Riad, capital da Arábia Saudita.
O animal em questão é o potro Other Victory, da raça puro-sangue inglês, de propriedade de Nickel e seu pai. O cavalo deve seguir de avião para a Península Arábica em duas semanas.
Nascido em 2000, Other Victory é filho de Dancer Man (pai) e Date of Victory (mãe) e, segundo Nickel, é um vencedor, ganhou cinco das oito corridas que disputou em São Paulo e no Paraná. O ex-proprietário não revela o valor do negócio, mas diz que foi uma soma “muito interessante”.
Apesar do currículo de vitórias do animal, Nickel disse que os representantes do comprador que vieram ao Brasil não estavam de olho em um cavalo específico, queriam prospectar a criação brasileira.
“Eles estão começando a ver que o Brasil existe e que também tem cavalos. Eles não vieram por causa desse animal em si, mas à procura de cavalos. É um mercado que está se abrindo”, afirmou.
A venda, de acordo com ele, foi intermediada por um veterinário de São Paulo e Other Victory foi examinado por um outro veterinário contratado pelo comprador saudita. De acordo com Nickel, para que o animal pudesse viajar foram feitas todas as análises clínicas que comprovaram que ele goza de boa saúde.
Ele disse ainda que, segundo informações do novo proprietário, o cavalo continuará a competir no mundo árabe, só não sabe exatamente onde.

