Geovana Pagel
São Paulo – Criadores brasileiros de cavalo árabe querem garantir maior aproximação com o mercado árabe já nos próximos meses. A 24ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe terá a presença do juiz Deirdre Hyde, de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Também são aguardados representantes da família real saudita. A mostra será realizada de 10 a 15 de novembro no Parque Permanente de Feiras e Exposições de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo,
"Os juízes internacionais sempre visitam os haras após o encerramento da feira e fazem muitos contatos com os criadores brasileiros. É um excelente intercâmbio comercial que justifica o investimento em um juiz estrangeiro”, explicou José Alves Filho, vice-presidente de marketing da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Árabe (ABCCA). As provas serão julgadas pelos juízes Antonio Afonso Archilla Filho, de São Paulo, Bill Melendez, dos Estados Unidos, e Gian Marco Aragno, da Itália, além de Hyde.
Segundo Alvez Filho, como o Brasil tem hoje o segundo mais qualificado plantel do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, a presença de investidores internacionais já virou marca registrada da exposição. "Em 2004, a exposição contou com a participação de 50 estrangeiros. Este ano haverá mais de 100 visitantes internacionais de diversos países", afirmou Alves Filho. "Na edição deste ano já confirmaram presença importadores dos Estados Unidos, Itália, Inglaterra, França, Equador, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela".
Durante a exposição, cerca de 800 animais puro sangue árabe estarão exibindo beleza, habilidade e versatilidade nas mais variadas provas, inclusive na exigente prova de resistência, o enduro eqüestre. Além disso, o público poderá acompanhar as grandes finais do campeonato de performance dos animais, montados por cavaleiros brasileiros e estrangeiros.
Cavalo para comprar
De acordo com Alves Filho, um dos diferenciais da exposição nacional são os eventos paralelos que têm como objetivo criar oportunidades para os criadores comercializarem seus animais.
Um deles é o Market Place do Cavalo Árabe que será montado pela primeira vez durante uma feira nacional. Nesse local estarão expostos, para comercialização, exemplares da raça árabe não classificados para a final do campeonato ou não participantes das provas.
Outra oportunidade de aquisição de um cavalo árabe será o leilão Hall of Fame, que acontecerá no dia 12, às 20 horas onde serão ofertados 41 animais dos principais plantéis brasileiros. No leilão de 2004, cada animal foi vendido por cerca de US$ 20 mil. "Esse ano devemos manter a mesma média", afirmou o vice-presidente da ABCCA.
Já o Leilão de Coberturas, que será realizado dia 13 de novembro, às 21h30, no Hotel JP, em Ribeirão Preto, oferecerá a possibilidade de aperfeiçoamento das criações. “Será uma boa oportunidade para adquirir sêmen dos principais garanhões árabes, doados pelos principais criadores”, destacou o dirigente da ABCCA.
A renda será revertida para o Jackpot 2006, fundo que premia, em dinheiro, os melhores animais do ano. Porém, apenas os descendentes dos garanhões que tiverem coberturas comercializadas nesse remate poderão disputar os prêmios.
Os organizadores estimam que cerca de oito mil pessoas, entre criadores, expositores e visitantes, circulem pelo Parque Permanente de Feiras e Exposições durante o evento. A entrada é franca.
Informações e programação completa podem ser obtidas no site www.abcca.com.br/nacional.

