São Paulo – Uma atividade em Taubaté, no interior paulista, vai transformar crianças em mestres cucas da comida árabe por pouco mais de uma hora neste sábado (19). O Sesc local oferecerá às 15 horas a oficina de culinária Mestre Cuca Especial Olimpíadas focada em pratos árabes. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas para 30 crianças.
A nutricionista do Sesc Taubaté, Marcela Barbosa Xavier Oliveira, conta que a unidade promove todo semestre um projeto de culinária infantil. No semestre atual serão oferecidas aulas sobre comidas de países que vão participar nas Olimpíadas 2016, que acontecem no Rio de Janeiro a partir do mês de agosto.
A primeira atividade com o tema das Olimpíadas será a da comida árabe, em função da participação de países da região, como os Emirados Árabes Unidos. Em abril haverá uma atividade similar para os pequenos sobre comida mexicana e em maio sobre a indiana. Ainda serão definidos os próximos países e a proposta seguirá até julho ou agosto.
As aulas são voltadas para crianças com idades entre sete e 12 anos. De acordo com Oliveira, um dos motivos para a escolha da gastronomia árabe é que o paladar infantil a aceita bem. O cardápio será kibe assado e o biscoito gheraibe. As crianças colocarão a mão na massa, vão preparar os alimentos juntamente com a nutricionista responsável, Flavia Vasconcelos.
A proposta é trazer para as atividades ingredientes saudáveis. Por isso o kibe será assado, por exemplo. Depois de prepara-lo, as crianças vão degusta-lo com seus complementos, como a coalhada. A degustação ocorre em todas as oficinas.
Além de aprender a fazer os pratos e quitutes, os participantes recebem outras noções educativas: são convidados a lavar as mãos antes do preparo, a vestir aventais e gorros. O material é fornecido pelo Sesc e a atividade acontece em uma sala adaptada como cozinha. De acordo com Oliveira, o ambiente é super lúdico, tem som e pufes, por exemplo.
Os pais podem acompanhar os pequenos, assistindo a oficina, e tudo dura entre 1h e 1h10. A nutricionista do Sesc Taubaté explica que esse é o período apropriado para manter a atenção das crianças. Com o mesmo propósito, uma ação vem seguida da outra na oficina. As inscrições devem ser feitas previamente, mas caso as vagas não estejam todas preenchidas, as crianças que chegarem na hora do curso poderão participar.
Serviço:
Curso Mestre Cuca Especial Olimpíadas
Sábado, 19 de março de 2016
15 horas (duração média de uma hora)
Com Flavia Vasconcelos
Gratuito (30 vagas)
Informações: http://www.sescsp.org.br/aulas/87568_MESTRE+CUCA+ESPECIAL+OLIMPIADAS


