São Paulo – Crianças de seis países árabes vão estar no Brasil em outubro. Junto com pequenos de mais 34 nações, crianças da Tunísia, Marrocos, Emirados, Egito, Argélia e Arábia Saudita vão disputar a Copa das Nações Danone, entre os dias 8 e 11. A competição esportiva, de futebol, é promovida pela empresa francesa Danone, marca de iogurte famosa no mundo todo. Dela participam equipes de escolas públicas, particulares e clubes.
Em cada país é feita uma disputa interna até chegar ao campeão que vai ao mundial. Esta será a primeira vez que a final ocorre fora da França. Segundo a assessoria da Danone, as crianças ficarão hospedadas no Sesc-Bertioga, uma complexo de lazer no litoral paulista, na cidade de Bertioga, onde serão feitos os jogos classificatórios. No local, a equipe de cada país terá uma casa. A final vai acontecer na capital paulista, no estádio Pacaembu.
A Copa das Nações Danone é disputada por meninos e meninas de 10 a 12 anos. Todos competem juntos. Os times podem ser mistos ou formados apenas por meninas ou meninos. De acordo com a assessoria da empresa da Danone, a maioria dos times são de meninos. É o caso da equipe brasileira, do Rio de Janeiro, que venceu as etapas nacionais e vai representar o Brasil na final em São Paulo. Ela é do Centro de Futebol Zico S.E.
O jogador francês, Zinedine Zidane, que é padrinho internacional da competição, virá ao Brasil para a final, no dia 11 de outubro. Ele vai entregar as premiações às crianças vencedoras. O jogador Cafu é o padrinho nacional do campeonato. A Copa é reconhecida pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) e o evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo.
Vão participar, integrando as 40 equipes, 560 crianças. Cada equipe também trará um repórter mirim, que vai coletar informações para o seu país sobre a Copa. Além do Brasil e das seis nações árabes, também disputam os jogos crianças de países como África do Sul, Alemanha, Inglaterra, Argentina, Áustria, Bélgica, Bulgária, Canadá, Chile, Guatemala, Itália, Japão, Nova Zelândia, Polônia, Romênia, Rússia, Suíça, Ucrania, entre outros.

