Dubai – Os problemas econômicos e políticos do Brasil não afetam a imagem do País no comércio de alimentos e bebidas no Oriente Médio. A avaliação é de Mark Napier, diretor da Gulfood, maior feira do setor na região, que acontece até o dia 25, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
“O comercio é apolítico. Os empresários (vendedores) têm uma exigência muito simples. Eles querem encontrar os clientes certos e querem vender pelo preço certo. Os compradores têm a mesma motivação. Eles querem encontrar o produto certo pelo preço certo. Seja o que estiver acontecendo no mundo no momento, estou feliz em dizer que está muito longe de afetar uma feira de negócios que produz vendas de bilhões de dólares, e isso deve continuar”, afirmou Napier sobre o tema. O executivo concedeu entrevista exclusiva à reportagem da ANBA nesta segunda-feira (22).
Além não acreditar que a crise interna mexa com os negócios do Brasil na região, Napier ainda destacou o tamanho e o funcionamento do pavilhão nacional na feira. “Vamos olhar o pavilhão fantástico do Brasil aqui. Temos 714 metros quadrados de espaço, com 86 empresas participando este ano. Mas o interessante é que há 400 metros quadrados na parte superior (do pavilhão), tal é a demanda por espaço de exposição e tal é a demanda para encontrar um espaço no chão para receber os grandes compradores”, apontou. O pavilhão brasileiro tem dois andares.
O executivo também elogiou a dinâmica de exposição das empresas nacionais no evento. “Você tem mais de 50% do espaço naquela parte de dois andares que é muito interessante, com hospitalidade, apresentações e distribuição de amostras feitas na parte de cima. É um jeito maravilhoso de receber as pessoas que estão conduzindo negócios de milhões de dólares”.
Sobre a questão cambial, o diretor da Gulfood lembrou que o movimento das moedas no mercado mundial leva à busca de novos fornecedores e compradores. “Faz sentido para mim, por exemplo, que os sul-americanos, que lidavam com os norte-americanos dois anos atrás, agora buscam pelo Oriente Médio, que é um dos mercados em crescimento mais atraente. Mas estas coisas mudam. É importante que uma feira de negócios global como a Gulfood una a comunidade internacional de comércio para testemunhar quais os padrões de mudança da demanda de fornecimento”, ressaltou.
Napier destacou que este ano a Gulfood está com cinco mil expositores de mais de 117 países. Outro fato relevante apontado pelo executivo é o crescimento de 50% do Halal World Food, evento que acontece dentro da Gulfood, dedicado aos alimentos produzidos de acordo com a lei islâmica.
“O interesse no halal não é só na região, mas é uma prioridade de interesse global. Quando você vê um mercado que cresce de US$ 2,3 trilhões globalmente para US$ 3,6 trilhões no espaço de uma década, você pode ver que há algo importante acontecendo e estou feliz que os Emirados estejam tomado a liderança em termos de iniciativas e atividades de apoio a esse programa”, disse.
Espaço Câmara Árabe
Além do pavilhão nacional, o Brasil conta com outro local de promoção comercial na Gulfood, o Espaço Câmara Árabe. Na manhã desta segunda-feira (22), a empresa Juice in Time, de São Paulo, promoveu na estrutura um evento para potenciais compradores de seus produtos.
A companhia criou uma máquina que prepara sucos em cápsulas em um minuto. São 14 sabores disponíveis de sucos naturais feitos com a polpa das frutas.
Na apresentação, Nicolas Daher, operador da marca nos Emirados, destacou o potencial do mercado de bebidas na região. “O Oriente Médio consome 81 bilhões de litros de sucos e refrigerantes por ano. Nos Emirados, o consumo é de 1,9 bilhão de litros por ano”, disse, ressaltando que a empresa tem grande interesse em uma fatia neste mercado. O foco da empresa na região é o mercado corporativo. A Juice in Time ainda está desenvolvendo uma máquina para uso residencial.
O Espaço Câmara Árabe esta localizado no mezanino do Hall 2, na sala Hatta F, no Dubai World Trade Center, onde ocorre a Gulfood. As reuniões podem ser agendadas diretamente no local ou pelo telefone + 971 52 879 4009, com Rafael Solimeo.