São Paulo – O laboratório farmacêutico Cristália quer aumentar suas vendas para o Oriente Médio. A empresa exporta cerca de 4% a 6% de sua produção total, mas não revela quanto vai para os países árabes. "É uma venda significante", diz Klaus Villela Larsen, diretor de Exportação e Novos Negócios do Cristália.
O laboratório exporta para o Oriente Médio desde o final da década de 80. Seus maiores compradores na região são Síria, Arábia Saudita e Iraque, para os quais são vendidos anestésicos (médico e odontológico), antirretrovirais, analgésicos e narcoanalgésicos.
Segundo Larsen, o Cristália está em busca de parceiros na região que possam ampliar as vendas dos produtos do laboratório. "Eu quero um acordo de distribuição com um laboratório farmacêutico ou com um distribuidor que possa promover estes produtos. Queremos uma relação de longo prazo", destaca.
Atualmente, as vendas para Síria e Iraque são feitas por meio de um agente comissionado, enquanto na Arábia Saudita atua um distribuidor.
Larsen revela que a empresa está trabalhando para atuar nos países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), formado por Emirados Árabes Unidos, Catar, Omã, Bahrein, Kuwait e Arábia Saudita. Ele diz que, especialmente nos Emirados Árabes, o Cristália procura uma parceria com um laboratório farmacêutico interessado na importação de seus produtos.
Já para vender aos países do Norte da África, o Cristália está se preparando para adaptar-se às exigências de agências sanitárias como a européia e a norte-americana. Larsen conta que o laboratório contratou uma empresa especializada para realizar esta capacitação, o que deve ocorrer em dois ou três anos.
O diretor revela que o Cristália quer aumentar a parcela de suas exportações para algo entre 15% e 20% da produção, o que está diretamente ligado ao cumprimento das exigências internacionais que, segundo ele, também abririam mercados na Ásia e nos Estados Unidos.
Em relação aos produtos vendidos para o mercado árabe, Larsen diz que todos foram adaptados à legislação de rotulagem locais, com bulas e rótulos no idioma árabe. "As embalagens são produzidas especialmente para esse mercado".
Serviço:
Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos LTDA
Contato: Klaus Villela Larsen
Fone: +55 (19) 3863-9824
klaus@cristalia.com.br