São Paulo – A Igreja Ortodoxa Copta do Egito escolheu neste domingo (04) o bispo Tawadros como seu novo papa, função que ficou vaga com a morte do patriarca anterior, Shenouda III, em março. O eleito terá como missão liderar os cristãos egípcios no momento em que o país passa por um período de transição, após a Primavera Árabe, no qual as tensões políticas e religiosas continuam acirradas. Até 10% da população egípcia é cristã.
Tawadros II é o 118º patriarca copta, igreja surgida em Alexandria no início da Era Cristã. Segundo a tradição, seu fundador foi São Marcos. Nascido Wagih Sobhi Baki Soliman, segundo o jornal egípcio Al-Ahram, o novo papa tem 60 anos completados justamente neste domingo. Ele é formado em farmácia e, de acordo com o site Egypt Independent, tornou-se monge em 1988 e bispo em 1997. Ele era assistente do arcebispo Pachomios, que ocupava interinamente o patriarcado.
A escolha do novo papa começou com uma comissão de clérigos e leigos que selecionaram cinco nomes, submetidos posteriormente à votação de mais de duas mil lideranças coptas, que resultou em uma lista tríplice. Os três nomes foram então submetidos a sorteio no domingo, na catedral de São Marcos, no Cairo, em que um garoto com os olhos vendados retirou de um recipiente de vidro o papel com o nome do vencedor.

