Da Agência Brasil
Rio – Contrato firmado hoje entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e o governo cubano vai garantir financiamento de US$ 12,2 milhões para a exportação de ônibus e automóveis brasileiros para aquele país.
A solenidade, reservada, foi na sede da instituição, nesta capital. Os recursos são da linha Pós-Embarque do BNDES, na modalidade “buyer credit”, em que o banco empresta recursos ao importador, para a compra de bens brasileiros. Esta é a quarta operação de crédito para exportação de ônibus para Cuba. A primeira foi em 1999.
O tomador do financiamento é a Casa Financeira Fintur, empresa do Ministério do Turismo de Cuba, e os importadores são as empresas Transbuss Industria S/A, do grupo Busscar, em associação com o governo cubano, e a Importadora Del Turismo y Hotelaria, entidade do governo de Cuba.
O contrato permitirá às empresas Marcopolo e Busscar exportar carrocerias. A Agrale e a Volvo do Brasil exportarão chassis para ônibus. A Suplextrade exportará 500 automóveis Volkswagen, 400 do modelo Gol e 100 do Parati, que formarão uma frota de carros de aluguel com fins turísticos.

