São Paulo – A cultura árabe estará representada na 29ª Festa do Imigrante, organizada pelo Museu da Imigração, em São Paulo, em 27 e em 28 de setembro. O evento levará ao público manifestações artísticas e culturais de 43 nacionalidades e regiões, entre apresentações musicais, gastronomia e oficinas. Para participar, basta levar um quilo de alimento não perecível (exceto sal) nos dias do evento.
De acordo com nota divulgada pelo Museu da Imigração, haverá oficina de artesanato da Palestina e exposição de artesanatos do Sudão e do Iraque. O Iraque estará também representado entre os mais de 40 espaços gastronômicos da festa, assim como receitas da Síria e do Líbano. As culturas dos países árabes são algumas das que integram o festival, que também terá especialidades da culinária do México, Itália, Áustria, Camarões e Bulgária, assim como oficinas de k-pop da Coreia do Sul ou dança do Afeganistão.
Além de festejar a cultura de nacionalidades e territórios, o próprio Museu da Imigração, que no passado foi uma hospedaria de imigrantes, será tema da festa. Uma visita guiada pelo Centro de Preservação, Pesquisa e Referência (CPPR) levará os visitantes para conhecer todo o prédio em que o Museu funciona, inclusive a espaços que não são abertos à visitação.
Para participar, basta levar um quilo de alimento no dia do evento e trocá-lo pelo ingresso. Os mantimentos arrecadados serão doados para o Arsenal da Esperança, instituição que fica nas instalações do Museu e acolhe diariamente 1.200 homens em situação de vulnerabilidade social. Outras atrações do Museu, como o passeio em trem maria-fumaça e a cafeteria estarão em operação durante a festa, porém não serão atrações gratuitas.
Serviço:
29ª Festa do Imigrante
27 e 28 de setembro de 2025
Das 9h30 às 18h
Ingresso gratuito, sujeito à lotação do espaço
Museu da Imigração, Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca, São Paulo – SP
Mais informações estão disponíveis neste link.
Leia mais:
Museu celebra imigração com “passeio” pela imprensa árabe


