São Paulo – O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, está entre os que registraram maior crescimento do fluxo de passageiros no mundo no primeiro semestre deste ano. De acordo com dados divulgados nesta terça-feira (03) pelo Airports Council International (ACI), entidade internacional que reúne operadores aeroportuários, o tráfego em Cumbica aumentou mais de 20% no período.
O desempenho é semelhante aos registrados nos terminais aéreos de Kuala Lumpur, na Malásia, Taipei, em Taiwan, Jacarta, na Indonésia, Xangai, na China, e Moscou, na Rússia. Para dar uma ideia da dimensão do crescimento, o tráfego de passageiros ao redor do mundo aumentou em 6% nos primeiros seis meses de 2010.
Para o ACI, o primeiro semestre foi ainda de retomada do movimento após a crise financeira internacional. Nesse sentido, a entidade comparou os números atuais também com os dos primeiros seis meses de 2008, antes de a crise provocar grande impacto no setor aéreo.
O conselho ressalta, porém, que os indicadores do início de 2010 foram afetados pela erupção do vulcão na Islândia, o que ocasionou a interrupção do tráfego em vários aeroportos, principalmente na Europa.
Na comparação de 2010 com 2008, o Oriente Médio liderou o avanço do número de passageiros com 18,4% de crescimento. O movimento na América Latina aumentou 7%, atrás do Oriente Médio e da região da Ásia-Pacífico. Frente ao primeiro semestre de 2009, as três regiões também lideraram o avanço.
Tanto a crise quanto a erupção do vulcão atingiram principalmente os mercados mais maduros dos Estados Unidos e da Europa, que ainda não retornaram aos patamares do primeiro semestre de 2008. Apesar desses fatores externos, o ACI destaca que o forte avanço de destinos emergentes mostra “uma mudança estrutural” nos mercados do setor. Para o diretor da área econômica da entidade, Andreas Schimm, “foi o forte crescimento dos mercados domésticos da China e do Brasil que mudaram a balança”.
Na seara do transporte de cargas, o movimento mundial cresceu mais de 20% em junho pelo sétimo mês consecutivo, segundo o ACI. Os maiores avanços foram registrados nos aeroportos de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, Xangai, Hong Kong, Frankfurt, Miami e Incheon, na Coreia do Sul.

