Kuwait News Agency*
Cartum – A 18ª Cúpula Árabe começou hoje (28) em Cartum, capital do Sudão, com a presença de líderes árabes. Essa é a 2ª vez que a cidade recebe os representantes dos países membros da Liga dos Estados Árabes desde a primeira cúpula oficial em 1964, no Cairo.
O presidente da Argélia, Abdulaziz Bouteflika, em discurso na abertura do evento, enfatizou a importância da solidariedade entre os árabes, de dar continuidade ao processo de modernização, desenvolvimento, integração e reforma na Liga Árabe. O presidente argelino, ex-presidente do Conselho da Liga, disse esperar que a 18ª Cúpula Árabe marque um novo começo para a ação árabe conjunta.
O presidente do Sudão, Omar Al-Bashir, que ocupa a partir de agora a presidência do Conselho da Liga Árabe, também falou, seguido pelo secretário geral da Liga Árabe, Amr Mussa, que assumiu um segundo mandato de cinco anos.
Na agenda da cúpula, que termina quarta-feira, estão assuntos como a questão palestina e do Iraque, combate ao terrorismo, as metas do milênio estabelecidos pela ONU, direitos humanos e direitos das mulheres. Os líderes árabes devem aprovar ainda o estabelecimento de um conselho árabe de segurança. Será feito também um balanço dos avanços e desafios dos últimos cinco anos no mundo árabe.
*Tradução de Silvia Lindsey

