Alexandre Rocha
São Paulo – O secretário-geral do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), Abdul Rahman Bin Hamad Al-Attiyah, disse agora há pouco, no seminário de abertura do Encontro Empresarial Brasil-Países Árabes em São Paulo, que é preciso aproveitar o caminho aberto pela cúpula de Brasília, que terminou ontem, para aumentar o comércio e as parcerias entre o Brasil e os países árabes.
“O saldo político e econômico da cúpula foi muito positivo e é preciso aproveitar essa oportunidade histórica para aumentar o comércio e as parcerias”, disse. Neste sentido, ele afirmou que o papel da Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB), que promove o evento em São Paulo, e das câmaras dos países árabes é essencial para “continuar o diálogo”.
Al-Attiayah fez um relato dos principais temas discutidos durante a cúpula e as conclusões a que os líderes árabes e sul-americanos chegaram. Ele destacou a assinatura do acordo-quadro entre o GCC e o Mercosul, que marca o início das negociações para um acordo de livre comércio.
Para ele, o tratado comercial, além de incentivar o comércio em si, com a eliminação de barreiras tarifárias e não tarifárias, vai incentivar projetos comuns de investimentos e criar mecanismos de facilitação do fluxo de capitais.