Marina Sarruf
São Paulo – O calendário de eventos culturais que vão ser realizados durante e paralelamente a cúpula de chefes de estado árabes e sul-americanos, que vai ocorrer nos dias 10 e 11 de maio, já está definido. Música brasileira, cinema árabe, comida marroquina, mostra fotográfica e pratos típicos do Peru são alguns dos principais eventos que se iniciam no dia 28 de abril.
Entre os festivais gastronômicos estão o de comida marroquina, que de acordo com a embaixada do Marrocos, organizadora do festival, a idéia é preparar cada dia um prato típico diferente no Hotel Blue Tree, em Brasília, do dia 28 de abril até o dia 1° de maio. Nesse mesmo período, a embaixada do Peru também vai organizar um festival de cozinha peruana no Hotel Naoum, em Brasília. O terceiro evento gastronômico é o de comida brasileira, que será servido no Hotel Blue Tree durante a semana da cúpula.
Outro evento paralelo à cúpula é a apresentação musical dos irmãos brasileiros, descendentes de libaneses, Sérgio Assad e Odair Assad. A dupla de violinistas Duo Assad, conhecida internacionalmente, vai se apresentar duas vezes no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, no dia 10 de maio.
Durante a reunião dos chefes de estados árabes e sul-americanos também vão ter apresentações musicais. No dia 9 de maio, o Itamaraty vai preparar um show no Teatro Nacional de Brasília para as delegações e chanceleres que já estiverem presente na cidade. Segundo informações da organização dos eventos culturais do Ministério das Relações Exteriores, a idéia é apresentar a cultura brasileira, mostrar o folclore e danças típicas do país.
No dia 10, durante o jantar oferecido aos chefes de estado no Palácio Itamaraty, também terá uma apresentação musical de chorinho, ritmo brasileiro, tocado pelo grupo Clube do Choro de Brasília.
Evento acadêmico
Nem só de eventos culturais, econômicos e políticos a cúpula será composta. No dia 5 de maio, o Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (Ipri), que pertence ao Ministério das Relações Exteriores também fará uma encontro com representantes árabes e sul-americanos para discutirem a possibilidade de elaborar um programa para traduzir obras acadêmicas, relacionadas à política, economia e diplomacia cultural, na línguas árabe, português e espanhol.
De acordo com o Itamaraty, a idéia é primeiro fazer uma reunião para lançar o programa e posteriormente, realizar um novo encontro para o levantamento dos títulos que poderão ser traduzidos.
Cinema e fotografia
Além dos eventos musicais e gastronômicos, o Itamaraty também vai realizar uma mostra de cinema árabe, como a ANBA já havia informado, com filmes clássicos e contemporâneos, legendados em português. As sessões serão diariamente as 21hs, no Cine Brasília, entre os dias 6 e 12 de maio. Já a outra mostra, também de cinema, vai contar com filmes sul-americanos, com legendas em português e passarão duas sessões ao dia e três nos finais de semana. Os filmes ficarão em cartaz do dia 6 a 12 de maio no Cine Academia e Centro Cultural Banco do Brasil.
O outro evento cultural é a exposição de fotos, “AMRIK – A Presença Árabe na América do Sul”, uma mostra que vai contar com fotos de 22 fotógrafos de 10 países da América do Sul, que fizeram fotos exclusivas para esse evento, com o objetivo de retratar a influência árabe nas tradições, costumes e cultura dos sul-americanos.
Programação cultural paralela
Gastronomia
Festival de Cozinha Marroquina
Local: Hotel Blue Tree
Data: 28 de abril a 1º de maio
Festival de Cozinha Peruana
Local: Hotel Naoum
Data: 28 de abril a 1º de maio
Festival de Cozinha Brasileira
Local: Hotel Blue Tree
Data: semana da cúpula
Música
Shows de Duo Assad
Local: Centro Cultural Banco do Brasil
Data: 10 de maio às 13hs 30min e às 21hs
Cinema
Mostra de filmes árabes
Local: Cine Brasília
Data: 6 a 12 de maio
Formato: uma sessão diária às 21:00
Curadora: Nadia Attia, Diretora do Festival de Cartago
Mostra de filmes sul-americanos
Local: Cine Academia e Centro Cultural Banco do Brasil
Data: 6 a 12 de maio
Formato: duas sessões diárias (três no fim de semana)
Curadoria: Marco Farani, Diretor do Festival Internacional de Cinema de Brasília

