Erbil – O primeiro ministro do Curdistão Iraquiano, Barham Saleh, demonstrou interesse em trazer montadoras brasileiras de carrocerias e ônibus para a região. A informação é do embaixador brasileiro no Iraque, Bernardo de Azevedo Brito, que se encontrou com Saleh nesta terça-feira (19), em Erbil.
De acordo com Brito, eles conversaram sobre a variedade de produtos brasileiros agrícolas e industriais que podem ser exportados para o Curdistão. "Ele demonstrou muito interesse em colaborar com o Brasil e facilitar a vinda de empresas para cá", afirmou o embaixador.
Outro interesse do primeiro ministro foi na área de transferência de tecnologia agrícola, tanto para aumentar a produtividade familiar quanto a de agroindústrias. Segundo Brito, a atividade agrícola é muito importante para o Curdistão.
O primeiro ministro ressaltou ainda a segurança da região e a facilidade de leis para investidores estrangeiros. De acordo com o embaixador, o Curdistão está aberto para parcerias com as empresas brasileiras e vai apoiá-las em todos os sentidos, inclusive em terrenos para instalação.
No início do encontro, Saleh disse ao embaixador que reconhecia a importância da economia brasileira e do seu peso no mundo.
Além do encontro com Saleh, Brito recebeu o presidente do Curdistão, Mustafa Barzani, acompanhado pelo ministro das Relações Exteriores da região, Falah Mustafa Bakir, no estande da embaixada na Feira Internacional de Erbil, que começou nesta segunda-feira (18) e segue até quinta-feira (21).
O embaixador apresentou o estande ao presidente e mostrou as empresas brasileiras participantes. Segundo Brito, Barzani se referiu ao Brasil como um país de grande importância econômica.