São Paulo – Dançar os ritmos árabes, mas também entender de onde vêm, em que contexto foram criados, como eram as comunidades que os desenvolveram. Essa é a proposta de um curso de Folclore Árabe de cinco meses que será dado aos sábados, a partir de 05 de março, pela dançarina e historiadora Mell Borba, no Recife, no estado de Pernambuco.
O curso terá quatro módulos, com aulas práticas de dança, além de cinco palestras. Os alunos vão ter informações básicas para compreender o mundo e a cultura árabe, como quem são os árabes, o que define as danças étnicas árabes, qual a diferença entre elas e a dança do ventre, a abordagem das danças árabes no Brasil, o que é Orientalismo e qual era o pensamento do intelectual Edward Said sobre a relação do Oriente e o Ocidente, entre outros temas.
Na parte prática haverá aulas sobre os Snujs, pequenos pratos de metal tocados pelas bailarinas, Ghawazee, dança de ciganos que viviam em países árabes como Egito, Hagalla, uma dança com movimento delicado das mãos, dabke, tradicional dança árabe coletiva. Estão previstos ainda ensinamentos sobre Kawliya, Taksim, Fellahin, Guedra, entre outras.
O curso faz parte de um projeto chamado Yantra criado há mais de cinco anos com a proposta de colocar mulheres excluídas socialmente em contato com o mundo por meio da dança. A iniciativa começou na Bahia, quando Mell morou no estado, e traz para as aulas de dança principalmente donas de casas que não saem muito do ambiente doméstico. Para muitas delas, as aulas são o único refúgio, o único lugar para onde seus maridos as deixam ir, já que o grupo é feminino.
A proposta deste curso no Recife, no entanto, é atrair não apenas elas, mas todos os perfis de alunos, amantes da cultura árabe, bailarinos de dança árabe, de dança do ventre e o público em geral. É possível fazer o curso completo por R$ 250 o módulo ou aprender apenas determinada dança, com duas aulas, o que sai por R$ 60. As palestras podem ser ouvidas gratuitamente com a doação de um quilo de ração para gatos que será destinada posteriormente a instituições que cuidam destes animais. O curso tem produção de Teresa Távora.
A professora
Mell Borba é descendente de árabes, mas só descobriu suas origens quando entrou em contato com as danças árabes. Apesar de dançar desde os 10 anos, foi na faculdade que começou a se interessar pelos ritmos árabes, depois de ser chamada para representar o povo árabe, em função da sua fisionomia, em um festival que mostrava as origens do Brasil.
Ao contar em casa sobre o interesse pelos árabes, a sua avó, que veio do Iêmen para o Brasil ainda bebê, relatou a origem da família. O bisavô de Mell, Abdel Al-Washli, foi um árabe muçulmano que migrou para o Recife com sua esposa. Ela era judia, o que não era bem aceito em seu país. No Iêmen, as duas famílias eram rivais. “Eram Romeu e Julieta”, conta Mell.
Mell se formou em História e depois em Ciências da Computação, a primeira na Universidade Federal de Pernambuco e a segunda na Faculdade Católica de Pernambuco. Mas se dedica profissionalmente às danças étnicas. “Danças que têm a identidade de um povo”, afirma. Ela conseguiu unir o interesse pela arte e pela história. Por isso em seus cursos quer que os alunos saibam o que estão dançando, como nasceu cada manifestação artística, a que povo está ligada.
Além de historiadora, Mell é pesquisadora de danças étnicas e colunista de duas revistas com temas direcionados à cultura árabe. Ela também integra a banda Ives Sahaqr e Beduínas.
Serviço:
Curso Folclore Árabe – Danças com Mell Borba
Aos sábados, 15h30
Início em 05 de março de 2016
Rua Alvares de Azevedo, 208 – Santo Amaro – Recife – PE
Informações e inscrições:
(81) 9 9637.2537 (Mell Borba)
(81) 9 8623-3418 / 99727-9857 (Teresa)
Blog de Mell Borba: http://mellborba.blogspot.com.br/
cursofolclorearabe@gmail.com


