São Paulo – O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, em São Paulo, oferecerá, entre 11 de julho e 1 de agosto o curso “Arte, cultura e contexto no mundo árabe – de Casablanca a Bagdá, uma introdução à região árabe”. A história e os eventos que moldaram o mundo árabe atual serão os temas centrais das aulas, apresentadas pelo pesquisador e artista visual Gian Spina.
O curso promoverá uma “viagem”, a partir de Casablanca, no Marrocos, e seguirá em direção ao Oriente até chegar à Bagdá, a capital iraquiana. Nesta trajetória, serão abordados desde a geografia da região até eventos políticos, passando pela cultura, história, colonização e diferenças regionais.
Entre os temas apresentados estão: o surrealismo egípcio e suas contribuições únicas; a península do Golfo e a arte contemporânea; arte Ba’ath na Síria; e a geração artística da primeira intifada na Palestina (new vision group). Apresentação de filmes e obras musicais estão no programa do curso, ao lado das aulas expositivas e leituras.
Gian Spina viveu na Palestina, Líbano, Egito e Jordânia entre 2016 e 2024. No Egito, atuou no processo de criação de uma escola de artes em Alexandria.
Mais informações sobre o curso estão disponíveis aqui.
Leia também:
Rio de Janeiro terá curso sobre Palestina


