São Paulo – O curso virtual “As Contribuições da Civilização Árabe-Islâmica para a Humanidade em Perspectiva Histórica” terminou na última semana somando mais de 13 mil participações. De acordo com dados divulgados pelo Instituto da Cultura Árabe (ICArabe), promotor da iniciativa, foram recebidas 5.603 inscrições oriundas do Brasil e de outros 17 países. As aulas, que ocorreram entre os meses de fevereiro e julho deste ano, tiveram 3.356 participações pela plataforma Zoom e mais de 10 mil visualizações no Youtube.
O curso foi promovido pelo Icarabe com apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Casa Árabe e do Instituto do Sono. Foram ministradas 21 aulas com professores reconhecidos em suas áreas de atuação. O encerramento, no dia 22 de julho, contou com uma aula do professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e ex-presidente do ICArabe, Mohamed Habib, que falou sobre “Biologia e Ciências do Ambiente”.
Entre os temas tratados estiveram as contribuições árabes a áreas como medicina, arquitetura, física, química, matemática, além de finanças islâmicas, o direito islâmico, a filosofia no mundo islâmico medieval, a música árabe, As Mil e Uma Noites, a imigração árabe, o Islã medieval, a culinária árabe e as escritoras árabes contemporâneas.
Para ouvir e ler:
- #ANBA Cast: A contribuição dos árabes na medicina
- Icarabe abre curso sobre civilização árabe-islâmica
“Esse curso aconteceu em meio a uma pandemia que ceifou mais de 540.000 vidas no Brasil. A adaptação e transição para o formato 100% virtual não foi fácil para nenhum de nós, mas este curso provou que com empenho e determinação é possível. Apesar de tempos difíceis, tivemos a satisfação de poder transmitir conteúdo educativo, científico e cultural a lugares que, de forma presencial, não poderíamos ter feito”, disse Natalia Calfat (foto acima), diretora cultural do ICArabe e coordenadora do curso.
No encerramento do curso participaram também Murcherd Omar Taha, presidente do ICArabe, e Silvia Antibas, diretora da Câmara Árabe. Taha ressaltou a relevância de poder mostrar as contribuições dos árabes ao mundo ocidental. Antibas parabenizou o ICArabe. “Muitos que participaram das aulas não são árabes, poder divulgar as contribuições da civilizações árabes-islâmicas para o mundo e atingir esse público é muito importante”, disse.
Para ver as aulas pelo YouTube, clique aqui.