São Paulo – O governo paulista irá selecionar 150 empresas do estado que queiram aprender a exportar ou aumentar a venda internacional de seus produtos. As inscrições para participar do curso Exporta SP estão abertas até o dia 10 de fevereiro. Podem participar produtores rurais, micro, pequenas, médias empresas e startups. O treinamento terá início em março e será totalmente online, com duração de quatro meses.
De acordo com a InvestSP, agência de promoção de investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado de São Paulo, mais de 700 empresas já foram capacitadas em edições anteriores. Uma em cada cinco empresas que participam do curso consegue vender para o exterior durante o treinamento. Após o término do curso, as empresas recebem suporte da agência por dois anos.
A capacitação aborda os temas que mais desafiam os empresários no processo de internacionalização de seus produtos e serviços. Ao longo do treinamento, temas sobre inteligência comercial, formação de preços, adequação de produtos e serviços, planos de negócios, marketing e vendas são ministrados por especialistas da Fundação e Instituto de Administração (FIA).
Durante o curso Exporta SP, o empreendedor terá aulas e acesso à plataforma online de conteúdo chamado AVA (Ambiente Virtual de Aula), que utiliza o modelo Canvas, a ferramenta mais utilizada atualmente para planejamento de negócios. Também serão realizados workshops, que auxiliarão os participantes a construir uma rede de contatos de empresários que buscam a inserção no mercado internacional.
Uma das etapas do treinamento é a mentoria, momento em que os empresários são atendidos individualmente para discutir um plano de exportações e as necessidades de cada negócio. São quatro reuniões durante o treinamento.
Para se inscrever no processo de seleção da turma com início de suas atividades em 2023, basta preencher o formulário de cadastro e verificação da maturidade exportadora.
*Com informações da Agência Brasil.