São Paulo – Em um período em que o dólar valorizado favoreceu as vendas de pacotes turísticos nacionais, a operadora CVC conseguiu aumentar em 21% o número de brasileiros enviados aos Emirados Árabes Unidos. O crescimento se refere ao período de janeiro a setembro deste ano sobre iguais meses do ano passado e a informação foi divulgada nesta quinta-feira (10) pelo diretor de produtos internacionais da CVC, Adriano Gomes, em evento para treinamento de agentes de viagem sobre Dubai e Emirados, na capital paulista, no qual ele também falou com a imprensa.
A CVC não divulga o número de passageiros que viajaram, mas Gomes afirma que o percentual de crescimento ficou acima do desempenho médio na operadora. De acordo com o executivo, diminuir o número de dias ou mudar a categoria de hotel costumam ser medidas adotadas pelos turistas com o perfil dos que vão para Dubai para manter as viagens apesar do câmbio. A CVC une esforços com companhia aérea Emirates, de Dubai, para promover o destino, e também com órgãos oficiais como o Consulado Geral dos Emirados Árabes Unidos em São Paulo e o Departamento de Turismo e Marketing de Comércio (DTCM) de Dubai.
O treinamento para os agentes que vendem pacotes da operadora foi o terceiro sobre os Emirados que a CVC promoveu. No próximo ano seguirão sendo feitas iniciativas deste tipo, de capacitação, além de ações de marketing para promover o destino e aumentar ainda mais o turismo brasileiro no país árabe.
A operadora vem trabalhando para “desmistificar” Dubai e mostrar que não é um local inacessível para quem vive no Brasil e que pode ser visitado por todo tipo de público, desde famílias com crianças até turistas em busca de aventura. Por ser um local de conexão aérea, também pode ser combinado em pacotes com destinos como Japão, China, Egito, Índia, Tailândia, Austrália, Maldivas e Seicheles. De acordo com Gomes, uma passagem aérea de ida e volta para Dubai pode ser comprada a partir de US$ 800 e um pacote com aéreo, hotel, seguro e transfer, por US$ 1.200.
O diretor geral da Emirates no Brasil, Stephane Perard, que também esteve no evento, afirmou que no curto prazo a companhia aérea não tem planos para aumentar frequências de voo para o Brasil ou colocar em operação aeronaves maiores. “Assim que as condições operacionais melhorarem, o Brasil tem potencial para aumentar a capacidade”, afirmou Perard. A abertura dos voos diretos entre São Paulo e Rio de Janeiro e Dubai pela Emirates ajudou a aumentar o fluxo de viajantes do Brasil para a região nos últimos anos.
O cônsul-geral dos Emirados Árabes Unidos em São Paulo, Saleh Ahmed Alsuwaidi, falou aos agentes que os Emirados esperam atrair neste ano 17 milhões de turistas do mundo todo. A supervisora de produtos exóticos da CVC, Nathalia Moura, apresentou aos agentes as atrações turísticas dos Emirados. Ela afirmou que essa é uma viagem de “experiência” de fato, já que no país o brasileiro encontrará tudo diferente, desde cultura até idioma. A operadora, no entanto, oferece guias e receptivo em português, e esclarece que além do árabe, grande parte dos moradores, dos quais muitos são estrangeiros, fala inglês. “É um destino de luxo sim, mas também é acessível tem vários hotéis de três estrelas para cima”, disse.
Moura mostrou fotos e contou sobre os atrativos de Dubai, como a região antiga de Deira, onde estão os mercados tradicionais da cidade, o próprio aeroporto com muitas lojas e um terminal só da Emirates, o hotel Burj Al Arab, nas proximidades do qual a CVC leva seus turistas para fotos (há possibilidade de compra de jantar ou chá no próprio hotel), a Mesquita Jumeirah que pode ser visitada por turistas, o Museu de Dubai, que conta a história do emirado, o mercado do ouro, de especiarias, o Burj Khalifa, que é o prédio mais alto do mundo e no qual a CVC leva seus turistas para um observatório.
A supervisora contou da possibilidade de passeio de barco no Creek, um braço de água que entra na cidade, no parque de flores e plantas Miracle Garden, no parque aquático Aquaventure, no parque de ski no shopping Mall of the Emirates, na região frequentada por estrangeiros e com bastante vida noturna chamada Dubai Marina. Ela falou ainda sobre o safári no deserto com parada em acampamento para jantar, espetáculos, tatuagem de hena, passeio de camelo e apresentação de falcões; sobre as opções de passeio de helicóptero, praticar pesca em alto mar, golfe, mergulhar, entre outras atividades, ou visitar outros emirados, como Adu Dhabi.


