São Paulo – O dançarino egípcio Mohamed El Sayed irá comandar um workshop na capital paulista nos dias 15 e 16 de fevereiro. Nas aulas, ele irá ensinar técnicas de dança do ventre, danças sufis, além de danças populares e de ciganos do Egito. O workshop acontece na Al Qamar Academia de Dança, na Vila Mariana.
Sayed nasceu no Cairo, mas se mudou aos 14 anos para a Espanha. Lá, começou a frequentar uma escola de dança, convidado por um professor que viu seu interesse pela arte. O dançarino então se especializou em danças sufis e folclóricas, além de tocar percussão.
“Um homem pode ensinar uma dança feminina. Cada homem tem uma parte masculina e uma parte feminina. Ele pode ensinar a dança imitando o feminino”, afirma Sayed sobre as aulas de dança do ventre que ele também realiza.
Ele conta que, além das técnicas corporais, suas aulas enfocam a parte espiritual das dançarinas. “Minha aula trabalha a parte mística, como se pode entender a dança oriental pelo misticismo. A cultura oriental trabalha o corpo e a alma juntos. Trabalhando só o corpo, se perde a essência real.”, diz.
Para Sayed, é importante que a dançarina saiba lidar com os diversos aspectos de sua feminilidade. “Eu explico que o feminino é uma energia variada, não é só a sensualidade. Há a amizade, a maternidade, explico que há mais coisas na feminilidade”, destaca.
Sayed mora em Madrid, mas trabalha fazendo apresentações e dando aulas em diversos países da Europa, América do Sul e também no mundo árabe, como participação em eventos no Egito, Marrocos e Tunísia. Ele conta que já se apresentou inclusive para a família real marroquina.
O egípcio já veio quatro vezes ao Brasil, passando por São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, em festivais de danças orientais e sufis. “As brasileiras são talentosas”, afirma sobre as dançarinas locais. Para que se tornem melhores na dança, ele diz que as brasileiras precisam de “mais informação, compreender a energia de cada dança, o que significa cada movimento”.
Quem quiser aprender estas técnicas com o egípcio, deve contatar a dançarina Fadua Chuffi, responsável pela organização do workshop. De acordo com ela, o evento é voltado para dançarinas com nível a partir do intermediário. As aulas com Sayed comportam até 25 participantes.
Serviço:
Workshop com Mohamed El Sayed
Dias 15 e 16 de fevereiro
Local: Al Qamar Academia de Danças
Rua Domingos de Morais, 1497, sobreloja – Vila Mariana – São Paulo
Preço: R$ 300
Informações pelos telefones (11) 5073-2484 e (11) 97951-5523 ou pelo e-mail faduachuffi@hotmail.com


