São Paulo – O Marrocos, o Pará e o biquíni estão por trás de uma empresa brasileira que ganhou o mundo e chegou ao Oriente Médio fazendo das areias a sua passarela. A Blue Man, empresa especializada em moda praia não criou o biquíni, mas seu fundador, David Azulay, que faleceu em 2009, é uma das pessoas que aperfeiçoou a peça que faz sucesso no mundo inteiro. Não só: a Blue Man tem diversos modelos de beachwear no seu portfólio e exporta para Líbano e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Embora o portfólio da empresa tenha muito mais do que o famoso traje de banho feminino, foram os biquínis que Azulay aperfeiçoou – quando ainda eram feitos com jeans – que levaram a empresa à expansão. Filho de pai marroquino e de uma costureira peruana, ele, a mãe e o irmão foram do Pará para o Rio de Janeiro no fim dos anos 1960. Em 1972, Azulay fundou a Blue Man. O biquíni de lacinho, que permitiu às mulheres ajustar melhor a peça ao corpo, é uma criação de Azulay. Entre os homens, o sungão voltou à praia a partir dos desenhos da empresa.
Já nos anos 1980, a Blue Man se aventurou para fora do Brasil pela primeira vez, ao vender seus trajes em Miami, nos Estados Unidos. Já teve 20 lojas em território brasileiro, que foram fechadas e reduzidas a 10 unidades no Rio de Janeiro, Búzios e Niterói, cidades também do estado do Rio de Janeiro, e uma em Vitória, no Espírito Santo. A empresa também distribui seus produtos por meio de 300 lojas multimarcas no Brasil.
A presidente, Sharon Azulay, filha de David, define a empresa como de “alma carioca e DNA brasileiro. Podemos carregar este porta estandarte mundo afora”. Não diz isso à toa: há planos de abrir lojas em São Paulo, Goiânia e Salvador. Além da planejada expansão dentro do Brasil, a Blue Man tem mais planos para o exterior. Como diz Sharon, “na área internacional, a empresa sempre teve uma presença forte”, com clientes na França, Japão, Chile, Portugal, Grécia, Angola e Chile.
A Blue Man é integrante do projeto Texbrasil, realizado em parceria entre a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que promove os negócios do setor. A cada biênio, quando o convênio é renovado, novas empresas podem integrar o Texbrasil para promover seus produtos no exterior. É também nas renovações que novos mercados-alvo destes produtos são definidos.
Entre os árabes, o Marrocos é um mercado-alvo do convênio para o biênio 2022-2024. Mas o foco da empresa no Norte da África e no Oriente Médio não para por aí. Em 2022, a empresa expôs e vendeu seus produtos nas Galeries Lafayette do Shopping Dubai Mall, em Dubai, em uma pop-up store criada em parceria entre o projeto Texbrasil e a loja Fashion Jardim. Dubai continua a ser um dos destinos dos produtos da Blue Man, assim como o Líbano.
Os principais produtos exportados para estes países são os maiôs e as saídas de praia. “Como o mercado brasileiro tem uma demanda por modelos maiores, esses produtos se adequam de alguma forma ao mercado estrangeiro, mas esperamos conseguir atender 100% das expectativas dos clientes internacionais”, diz Sharon.
Contato:
Blue Man
Site: https://www.blueman.com.br/
E-mail: export@blueman.com.br