São Paulo – A família de produtos à base de tâmaras da Date Crown, marca da companhia Al Foah, dos Emirados Árabes Unidos, está crescendo. A Al Foah é subsidiária do grupo alimentício árabe Agthia Group. Nesta semana a empresa lança três novos produtos na feira Naturaltech, especializada em produtos saudáveis e naturais. Mas o crescimento deve ir além, segundo revelou o presidente de Snacks e Relações Governamentais do Agthia Group, Mubarak Al Mansoori (foto acima).
Pela primeira vez no Brasil, Mansoori está otimista com o mercado local. “O Brasil é um mercado estratégico para nós, do ponto de vista de crescimento. Começamos a atuar no mercado há cinco anos e vemos potencial e muita demanda dos consumidores em relação ao que trabalhamos no Agthia Group. Portanto, este é um dos pensamentos hoje. Nossa participação nessa exposição é muito importante para entrar em contato com os clientes e para obter feedback dos consumidores”, apontou Mansoori em entrevista à ANBA.
O tamanho do mercado brasileiro é um dos motivos desse investimento na exportação para cá. O grupo opera em mais de 45 países ao redor do mundo. Em solo brasileiro, o presidente aponta que o bom crescimento que a marca teve no País veio junto a novos hábitos. “Sentimos a mudança nos consumidores em direção à sustentabilidade, em direção a um pensamento diferente. Recebemos muitos insights excelentes do mercado brasileiro. E ainda por cima, sentimos que o Brasil é um hub para todos os americanos em crescimento. E sentimos também que podemos fazer muito a partir disso”, revelou.
O presidente fala sobre possibilidades de usar o Brasil como um exemplo para entender as tendências na América Latina, e, claro, exportar para seus vizinhos. “É aqui que estamos pensando como uma localização estratégica, em um futuro polo”, disse ele.
O grupo atua em diferentes áreas e produtos, e vê na Date Crown apenas um início do trabalho que quer desenvolver no Brasil. “Então começamos com um negócio de tâmaras e sentimos que é uma oportunidade. Então, estamos pensando em como podemos ir além da Date Crown. As tâmaras estão indo muito bem e estamos focando nisso agora, já que elas estão disponíveis em vários dos principais varejos, como Carrefour e Sams Club. Mas sentimos que há uma demanda daqui para frente”, anunciou o executivo.
Mais tâmaras no Brasil
A marca está lançando na feira as chocodates, que são pacotinhos de tâmaras cobertas com chocolate, tanto na versão Dark, quanto ao leite; pacotes menores que servirão como snacks; além de uma nova variedade de tâmaras, a ajwa.
A representante oficial da Date Crown no Brasil, Julia de Biase, acompanha a comitiva dos Emirados, que conta também com outros executivos do grupo, como o diretor comercial, Bassel Oueini, e o CEO, o brasileiro Rafael Gonçalves.
“Estou emocionada porque é uma grande conquista eles enxergarem o potencial do meu país. Demonstrar que o Brasil tem um super potencial para qualquer um que queira vir e trabalhar seriamente e chamar a atenção deles para o Brasil foi trabalho enorme e árduo. Eu comecei trazendo apenas um contêiner de tâmaras e no ano passado eu fechei com 11 contêineres de tâmaras. Para mim, isso é uma coisa fora do que eu esperava”, apontou a empresária.
Biase comemora a inserção das tâmaras da marca, inclusive em outros produtos, através de parcerias com marcas como a Ofner. “Várias empresas utilizam nossos ingredientes para produto final deles. Então isso para mim é grande crescimento”, contou ela.
Para ela, no entanto, a jornada como representante da Date Crown está apenas começando. “Agora nós estamos chamando a atenção. E a tendência mundial é essa, de a gente se cuidar melhor tanto no corpo como na alimentação. Eu sempre acreditei que a tâmara podia realmente se tornar um grande caso de sucesso do mundo árabe para o Brasil”, concluiu ela.