Genebra – O Fórum Econômico Mundial (FEM), em parceria com o governo de Dubai, vai promover a primeira Cúpula da Agenda Global de 07 a 09 de novembro, no emirado. O encontro é uma iniciativa nova e deverá reunir 700 personalidades de destaque internacional, incluindo acadêmicos, empresários, lideranças governamentais e sociais.
O objetivo é compartilhar idéias e colaborar para a solução de algumas das questões mais urgentes da pauta mundial. Os convidados vão participar de oficinas e sessões interativas, com a meta de atribuir níveis de prioridade entre as idéias apresentadas.
Os resultados do evento serão apresentados durante a próxima reunião anual do FEM em Davos, na Suíça, para discussão e implementação. No total, 68 Conselhos da Agenda Global estarão representados em Dubai.
Os Conselhos serão divididos entre os seguintes temas: Desafios Globais – Mudanças Demográficas, Migração, Administração Urbana, Desigualdade entre os Sexos, Desigualdade de Qualificação, Mudanças Climáticas, Energias Alternativas, Segurança Hídrica, Biodiversidade e Degradação de Ecossistemas, Alívio das Conseqüências dos Desastres Naturais e Segurança Alimentar.
Outros temas da pauta são os Desequilíbrios Econômicos, Riscos Financeiros Sistêmicos, Regime de Comércio Global, Fluxos de Capital Global, Capacitação Financeira, Crescimento e Desenvolvimento Econômico, Promoção do Comércio e Governança Global, Segurança Energética.
Os participantes vão discutir também a Corrupção, Comércio Ilícito, Terrorismo, Proliferação de Armas de Destruição em Massa, Governança Corporativa, Ajuda Humanitária, Estados Frágeis, Sistema Legal Internacional, Bem-Estar Social das Crianças, Tecnologia e Educação.
A reunião vai contemplar ainda assuntos como Sistemas de Saúde, HIV/AIDS, Desafios da Gerontologia, Pandemias, Doenças Crônicas e Desnutrição, Desafios da Nanotecnologia, Igualdade e Respeito aos Direitos Humanos, Diálogo entre Islã e Ocidente, Negociação e Resolução de Conflitos e Capacitação da Juventude.
Na seara da indústria, serão debatidos o Futuro da Mobilidade, o Futuro da Mídia, o Futuro do Entretenimento, O Futuro da Internet, o Futuro da Comunicação Móvel, o Futuro dos Metais e da Mineração, o Futuro da Construção Sustentável e o Futuro dos Imóveis.
Vão ocorrer também discussões sobre regiões, como o Futuro da África, o Futuro da América Latina, o Futuro do Oriente Médio, o Futuro da China, o Futuro da Rússia, o Futuro do Japão, o Futuro da Austrália e o Futuro da Coréia.
Haverá ainda espaço para conselhos especializados em Design, Marketing e Branding, Empreendedorismo, Filantropia e Investimento Social, Medindo o Progresso na Sociedade, Multinacionais Emergentes, Desenvolvimento de Mercados Financeiros, Futuro dos Governos, o Esporte na Sociedade, a Geografia da Inovação, Visão Estratégica, Diversidade e Empreendedorismo Social.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum