Algérie Presse Service
Amã – A conferência regional da Organização Aduaneira Mundial (WCO), que começou quarta-feira em Amã para discutir "Segurança e simplificação da cadeia logística internacional", terminou suas reuniões na quinta-feira, com a adoção de uma declaração. A "Declaração de Amã", como foi chamada, apela à Organização que garanta apoio à administração aduaneira no norte da África e no Oriente Médio. A declaração também pede aos países desenvolvidos que cooperem com os países em desenvolvimento, para reforçar os instrumentos aduaneiros e instigar apoio financeiro.
A Declaração de Amã pede aos países do norte da África e do Oriente Médio que se comprometam com a segurança e facilitação da logística do comércio internacional, e também maior cooperação na administração aduaneira e no setor privado. Também é recomendado que as medidas da WCO sejam praticadas para facilitar a importação e exportação e controle de trânsito. Foi montada uma comissão, sob o apoio da WCO, para promover, supervisionar e avaliar a Declaração de Amã.
A WCO se comprometeu, em junho de 2000, a assegurar o comércio internacional e adotou uma resolução providenciando um grupo de trabalho encarregado da implementação desta decisão.
Em seu discurso, o gerente geral de aduanas da Argélia Sid Ali Lebib, que presidiu o painel sobre iniciativas regionais para segurança e facilitação da cadeia logística, descreveu as experiências e dificuldades algerianas neste campo, tanto em um escopo regional, nacional e internacional.