Da redação
São Paulo – A Dedini Indústrias de Base, empresa brasileira líder mundial em equipamentos para o setor sucroalcooleiro, vendeu para o Grupo Piasa, do México, o maior terno de moenda já instalado naquele país. A máquina tem capacidade para moer 20 mil toneladas de cana-de-açúcar por dia e vai entrar em operação em novembro de 2008.
A Dedini também vai fornecer, para a empresa, peças de reposição dos demais ternos de moenda existentes nas duas usinas do grupo como pentes, bagaceiras, rodetes, camisas e castelos. O Piasa tem duas usinas, nas cidades de Três Valles e Adolfo Lopez Mateos, e uma central administrativa na cidade de Veracruz.
A Dedini espera se firmar no mercado daquele país a partir da parceria. A empresa produz equipamentos para a extração do caldo da cana-de-açúcar, como redutores, difusores, peneiras rotativas, acionadores eletro-hidráulicos e três linhas de moendas. O terno de moenda é o equipamento que faz a moagem da cana para extração do caldo. O caldo, após fermentado, se transforma em açúcares e álcool e ao passar pela destilação, em bioetanol.
A Dedini fabrica peças, componentes, equipamentos, plantas e unidades completas para diversos segmentos de mercado. A empresa tem sede em Piracicaba, interior de São Paulo, e unidades em Sertãozinho, também interior paulista, Maceió, no estado de Alagoas, e Recife, em Pernambuco. Ela foi fundada há 86 anos. Atualmente, as destilarias projetadas e montadas pela Dedini são responsáveis por 80% da produção brasileira de álcool e cerca de 25% da produção mundial.

