Marina Sarruf
São Paulo – A delegação de empresários catarinenses que vai visitar três países do Golfo Arábico em busca de oportunidades de negócios embarca hoje (26) com destino ao Kuwait, primeira etapa da viagem organizada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina e pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Vão participar representantes de 10 empresas e entidades ligadas ao setor de construção civil, especialmente fabricantes de material de construção.
"Vai ser uma missão exploratória. Os empresários vão poder verificar a tecnologia utilizada nas construções locais, o preço médio dos produtos, origem e principais fornecedores", afirmou o secretário-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, que vai acompanhar a missão. A delegação vai ser chefiada pelo presidente da Fiesc, Alcantaro Corrêa, que também pretende mostrar o potencial das empresas catarinenses nos países árabes.
Além do Kuwait, os empresários vão visitar o Catar e os Emirados Árabes Unidos, todos membros do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), bloco econômico que reúne também Arábia Saudita, Bahrein e Omã. Segundo Corrêa, são países que têm disponibilidade de recursos financeiros, por causa do preço valorizado do petróleo, e um setor de construção cada vez mais aquecido.
Fazem parte da missão construtoras, paisagistas, fabricantes de portas de madeira, de estruturas metálicas, de isopor, de telas de arame, madeireiras, comerciantes de mármores e granitos, representantes da Câmara Estadual da Indústria da Construção (CEIC) e da Associação Brasileira das Indústrias de Móveis de Alta Decoração (Abimad).
A madeireira Seleme, por exemplo, fabricante de painéis e molduras para construção civil, está apostando no mercado árabe para diversificar suas exportações. A empresa exporta 100% de sua produção, principalmente para os Estados Unidos e ainda não vende ao mercado árabe. Já para o vice-presidente da Metalúrgica Duque, Nagib Daher, o principal objetivo da viagem é conhecer o mercado do Oriente Médio e ver o que esses países necessitam no ramo de metalurgia.
No caso da empresa Milano Estruturas Metálicas, ela procura parceiros para desenvolver projetos para linhas de transmissão de energia elétrica nos países árabes. Outra empresa que procura parcerias na região é a Stone Control, que comercializa e produz materiais como mármores, granitos e cerâmica e já exporta para Arábia Saudita e Kuwait.
Programação
No Kuwait os empresários vão ter encontros de negócios na Câmara de Comércio e Indústria local, visitar as Torres do Kuwait, o Marina Hotel – que é um dos maiores complexos hoteleiros da região, com marina e shopping center -, e a construtora Mohamed Abdulmohsin Al Kharafi and Sons.
Já em Dubai, nos Emirados, os empresários vão visitar a rua Salahuddin, onde só existem lojas de material de construção, os centros de distribuição da Malásia e China, a Ace Hardware, maior distribuidora de material de construção dos Emirados, o hotel Sofitel em construção e uma das maiores incorporadoras da região, a Dubai Properties, responsável pela construção dos bairros Jumeirah Beach Residence e Business Bay.
Ainda em Dubai, os empresários vão passar um dia na big 5 Show, maior feira de material de construção do Oriente Médio, que este ano vai contar com representantes de 30 empresas e entidades brasileiras. Uma novidade nesta edição é que estande do Brasil terá a exposição de três banheiros, uma sala de estar e uma cozinha, que foram construídos com material das empresas participantes.
A Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), uma das organizadoras da participação brasileira em parceria com a Câmara Árabe, estima que as empresas nacionais fechem negócios de US$ 40 milhões nos próximos 12 meses em decorrência do evento. O presidente da Câmara Árabe, Antonio Sarkis Jr., estará no evento.
Por último, no Catar, a programação inclui visita ao aeroporto, a obras e encontros empresariais. Alaby destacou ainda que a Fiesc vai assinar convênios com as Câmaras de Comércio e Indústria do Kuwait e de Dubai para incentivar a aproximação econômica e facilitar o intercâmbio de delegações e informações.

