São Paulo – A missão de empresários e autoridades tunisianas liderada por Khemaies Jhinaoui, ministro das Relações Exteriores do país africano, desembarcou em São Paulo na terça-feira (25). Formada por representantes de dez empresas dos setores automotivo, agroalimentar, de energia, farmacêutico, de finanças, de plástico, de serviços, têxtil e de turismo, a delegação cumpre agenda na capital paulista por dois dias – depois, segue para Brasília.
Após um almoço com representantes consulares, Jhinaoui compareceu à estação Paulista da Linha 4 – Amarela do Metrô, onde estão expostas fotos de diversas regiões da Tunísia – parte de um programa desenvolvido pela concessionária ViaQuatro com alguns consulados no Brasil. Cerca de 40 fotografias de lugares importantes do país africano podem ser vistas gratuitamente pelos mais de 700 mil passageiros que circulam diariamente por essa linha do metrô paulistano.
“A exposição mostra a diversidade de nosso país, que tem mais de três mil anos de história”, disse o ministro. “É simbólico estar aqui, no coração de São Paulo, mostrando aos nossos amigos brasileiros as belas paisagens, a história e diversas faces da civilização tunisiana”.
Para a embaixadora do Brasil em Túnis, Márcia Maro da Silva, a exposição abre a oportunidade para muitos paulistanos conhecerem lugares como as ruínas, praias, mesquitas e mosaicos da Tunísia. “É uma forma de aproximar e divulgar um pouco a Tunísia. As pessoas podem parar, ler e entender um pouco do papel do país”.
O ministro visitou a mostra acompanhado do presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Rubens Hannun. Após conferir a exposição, a delegação fez uma visita à sede da entidade.
A agenda continua na manhã de quarta-feira (26) com o Fórum Brasil-Tunísia, evento organizado pela embaixada da Tunísia em Brasília e pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), com apoio da Câmara Árabe. Depois do almoço haverá uma degustação de produtos tunisianos, seguida da reunião do Conselho Empresarial Brasil-Tunísia, iniciativa formada por empresários dos dois países com o objetivo de incrementar as relações comerciais entre eles.