São Paulo – Uma delegação da Escola Nacional de Defesa de Omã visita nesta semana instalações militares brasileiras e o Congresso Nacional. O objetivo do encontro, segundo informações do Ministério da Defesa, é trocar informações e apresentar aos omanitas a importância do setor de Defesa para o Brasil.
Eles chegaram ao País no sábado (19). Desde então, visitaram o Comando Militar da Amazônia, responsável pelo monitoramento e defesa dos estados do Acre, Rondônia, Roraima e Amazonas. Na terça-feira (21) eles se reuniram com o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, almirante Ademir Sobrinho, e com o subchefe de Inteligência Estratégica, almirante Sérgio Ricardo Segovia Barbosa, no Ministério da Defesa.
A delegação de 23 profissionais das forças armadas de Omã é liderada pelo diretor da Escola Nacional de Defesa de Omã, major general Salim bin Musallam Qatan, e composta também por estudantes. Ainda em Brasília, eles foram ao Congresso Nacional e lá se reuniram com deputados da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) e do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Países Árabes.
De acordo com informações divulgadas pela Câmara dos Deputados, Qatan demonstrou interesse em estreitar cooperação com o Brasil. A presidente da CREDN, deputada Jô Moraes (PC do B – MG) afirmou à ANBA nesta quarta-feira (23) que os militares de Omã vieram conhecer as instalações brasileiras.
“Discutirmos em, no futuro, construir parcerias militares, mas o objetivo foi mesmo a troca de informações no setor”, disse Moraes. Ela afirmou ainda que a ampliação das relações comerciais também foi um tema tratado no encontro.
Nesta quarta-feira (23), a delegação de Omã está no Rio de Janeiro para visitar a Escola Superior de Guerra, que desenvolve e coordena cursos de instrução militar e é o equivalente brasileiro à escola de Defesa de Omã. Eles também foram a Itaguaí, no Rio de Janeiro, conhecer o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub). O embaixador de Omã em Brasília, Khalid Al-Jaradi, acompanha a delegação de Omã no Brasil.


