Túnis – O ex-embaixador tunisiano em Brasília Hassine Bouzid vai liderar uma delegação ao Brasil para participar de reunião do Conselho Empresarial Brasil-Tunísia e da feira da Associação Paulista de Supermercados (Apas). A mostra da Apas ocorre de 04 a 07 de maio, e a reunião do conselho, no dia 05.
Bouzid chefiou a representação diplomática tunisiana no Brasil de 2000 a 2005. Depois de deixar o cargo, e até recentemente, ele serviu como embaixador da Liga dos Estados Árabes em Madri, na Espanha.
A reportagem da ANBA se encontrou com o diplomata na cerimônia de entrega do Prêmio de Melhor Azeite de Oliva Engarrafado da Tunísia, em Túnis, nesta quinta-feira (16), e ele falou sobre a missão. “O objetivo é falar do fortalecimento, da consolidação e da diversificação da cooperação entre os dois países”, declarou.
No conselho, segundo Bouzid, a ideia é discutir o que pode ser feito neste sentido. Para ele, há mais oportunidades de comércio do que aquilo que já existe. O Brasil exporta para a Tunísia majoritariamente açúcar, soja, milho e café, ao passo que os tunisianos vendem aos brasileiros principalmente fosfatos usados como insumos na agricultura.
Bouzid avalia que o Brasil pode, por exemplo, vender máquinas e equipamentos industriais para a Tunísia, e seu país pode exportar componentes eletrônicos ao mercado brasileiro. “Precisamos organizar missões de empresários brasileiros para a Tunísia e vice-versa com o objetivo de identificar possibilidades de diversificação do comércio, de parcerias, de cooperação industrial e, porque não, de projetos conjuntos”, destacou.
Da Apas devem participar pelo menos quatro empresas tunisianas: o CHO Group, produtor de azeite de oliva; a Midcom, que comercializa azeite, tâmaras e outros produtos alimentícios árabes tradicionais; a Boudjebel SA Vacpa, que processa e exporta tâmaras; e a Pâtes Warda, que produz massas e cuscuz.
Deverão integrar a delegação também representantes do Centro de Promoção de Exportações da Tunísia (Cepex) e da câmara do setor agrícola do país. Do lado brasileiro, a organização do conselho e da exposição na Apas está a cargo da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
“Não vamos apenas falar de produtos agrícolas, mas também de outros setores, e queremos escutar a parte brasileira. Estou muito otimista”, concluiu Bouzid.
*O jornalista viajou a convite do Centro Técnico da Embalagem e do Acondicionamento (Packtec), órgão do Ministério da Indústria da Tunísia


