São Paulo – A empresa gaúcha Dellay acaba de vender seis mil pares de sandálias masculinas para um importador da Arábia Saudita. O negócio foi realizado durante a última edição da Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios (Francal), realizada entre os dias 05 e 08 de julho, em São Paulo.
Segundo o proprietário da empresa, Celso Delai, esta é a quinta venda realizada para o importador árabe. Ele conta que a projeção de pedidos para o próximo ano é de 10 mil pares de sandálias.
Atualmente, a Arábia Saudita é o único país árabe com o qual a Dellay mantém negócios, mas, ao que parece, este quadro está próximo de aumentar. “Tem outros [árabes] que nos procuraram, inclusive do Sudão”, diz Delai. O empresário acredita na possibilidade de fechar negócios com o país africano. “Eles gostaram do produto. Vamos remeter amostras e depois vamos ver.”
De acordo com Delai, em 2009 a indústria dedicou entre 20% e 30% de sua produção às exportações, número que deve aumentar em 2010. “Este ano vai ser de 30% a 35%”, afirma.
Hoje, a Inglaterra é o principal importador da empresa, mas Delai também vê chances de expandir seus negócios com os árabes. “É um bom mercado. Ali tem alguns mercados com maiores perspectivas. O mercado árabe está em uma crescente”, opina.
Ele revela ainda que a empresa participa do programa de internacionalização promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para a abertura de clientes em países onde ainda não atua.
A Dellay existe há 20 anos e fabrica também sandálias femininas e botas. Com sede na cidade de Novo Hamburgo, a companhia emprega 130 funcionários.
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