Agência Sebrae
Alegre – Embalada pelo aquecimento da demanda interna, diversificação de mercados exportadores e mudanças nas negociações com compradores internacionais, a produção brasileira de calçados começou a reagir de forma mais intensa em outubro. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor, que acumulava uma queda de 4,6% na produção de janeiro a setembro, reverteu para um aumento de 9,2% em outubro na comparação com igual mês do ano passado.
O coordenador de indústria do IBGE, Silvio Sales, cita o aumento da demanda doméstica como principal justificativa para a expansão de outubro. O diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein, concorda com Sales e acredita que o aquecimento do mercado interno para o setor será ainda mais forte em 2008.
Klein disse que a demanda interna por calçados realmente vem crescendo neste quarto trimestre, o que se deve às encomendas do varejo para o fim do ano e ao aumento da renda disponível. Segundo ele, alguns empresários do setor acreditam também que os consumidores estão voltando a comprar calçados, depois de direcionar os recursos para outros produtos que se tornaram prioritários, como aparelhos celulares.

