Emirates News Agency
Abu Dhabi (Emirados Árabes) – O consumo de ouro nos Emirados Árabes Unidos deve crescer 10% neste ano em relação ao ano passado, informou um alto executivo do Conselho Mundial do Ouro (CMO).
Moaz Barakat, gerente geral do CMO para o Oriente Médio, Turquia, e Paquistão, informou que o consumo de ouro nos Emirados, que caiu para 90,3 toneladas no ano passado, ante 93,1 toneladas do ano anterior, deve crescer em torno de 10% até o final deste ano, segundo o jornal árabe Khaleej Times. O executivo prevê que importações de ouro em Dubai, em queda constante nos últimos anos, cresçam na mesma proporção.
Estatísticas sobre o comércio de ouro em Dubai, recentemente lançadas pelo Centro de Metais e Commodities, mostram que as importações do Emirado em 2001 totalizaram 409.528 barras de um quilo de ouro, em 2002 foram 375.638 barras, caindo para 373.771 no ano passado.
Barakat atribuiu esta constante queda na importação de ouro por Dubai não somente ao aumento do preço do ouro no mercado internacional, com a queda do dólar, mas também ao fraco mercado reexportador nos úlitmos três anos.
Acordo entre Bancos Centrais
Barakat considerou boas as recentes negociações para renovar o Acordo de Washington, oficialmente conhecido como Acordo do Ouro dos Bancos Centrais (CBGA – sigla em inglês), e limitar vendas de ouro a 500 tonelas por ano, desta forma mantendo os preços mundiais mais estáveis.
O CBGA foi anunciado no dia 26 de setembro de 1999, após um período de grandes preocupações com Bancos Centrais vendendo ouro sem de forma descoordenada, desestabilizando desta forma o mercado de ouro, fazendo com que o preço caísse.
Barakat falou após o lançamento oficial das feiras de jóias Expressão do Ouro: A língua do Design Italiano (Gold Expressions: the language of Italian Design) e Uno Trend: Coleção Damas Jovem (Uno Trend: Damas Youth Collection), em Dubai. Desenvolvidos e patrocinados pelo CMO e pela Vicenza Fair em parceria com a joalheria Damas Jewellery, o Gold Expressions é um projeto de para revigorar o mercado de jóias italiano. A coleção inclui 400 peças de 54 empresas da Itália. As coleções serão expostas no BurJuman Centre.