São Paulo- De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), a produção de petróleo em 2010 deverá ser de 85,7 milhões de barris por dia. No total, a AIE aumentou sua expectativa sobre o consumo de petróleo em 2010 em 500 mil barris diários.
A agência também revisou a demanda de consumo chinesa para 2009, que deve chegar a 8,17 milhões de barris por dia. Nos Estados Unidos, espera-se que a demanda no quarto trimestre de 2009 seja reduzida em 330 mil barris ao dia, em comparação com 2008, mas deve subir em 320 mil barris ao dia já em 2010.
Enquanto isso, o jornal britânico “Independent” informou que a China e um grupo de países árabes estão planejando substituir o dólar nas transações comerciais de petróleo. O dólar corre o risco de ser substituído pelo ouro e por uma cesta de moedas que devem incluir o iene, o yuan, o euro e também uma moeda única, que ainda está sendo planejada pelos países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), como Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Catar e Kuwait.
Ainda segundo o jornal, Brasil e Índia também demonstraram interesse em trocar o dólar por outras opções nas transações de petróleo, mas o país que mostrou mais entusiasmo foi a China, devido ao seu grande volume de comércio com os países do Oriente Médio.