São Paulo – As comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional e de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados homenagearam a Tunísia e as organizações que formam o Quarteto para o Diálogo Nacional da Tunísia, vencedor do prêmio Nobel da Paz de 2015 em uma cerimônia realizada na quarta-feira (09) na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Nesta quinta-feira (10), dia em que o quarteto recebeu o Nobel da Paz em Oslo, na Noruega, as duas comissões enviaram uma mensagem conjunta à Tunísia parabenizando o país. “Esta homenagem é o reconhecimento dos esforços desenvolvidos pelo povo da Tunísia para assegurar o desenvolvimento da democracia no país, mesmo com as ameaças terroristas”, afirmou no evento a deputada Jô Moraes (PC do B-MG) presidente da Comissão de Relações Exteriores e autora do requerimento de envio de Moção de Congratulação à Tunísia.
“A Câmara dos Deputados tem um grupo de amizade entre Tunísia e Brasil e decidiu fazer essa homenagem. Foi muito importante receber essa congratulação para a Tunísia e para o Quarteto, que desempenhou um papel importante”, afirmou o embaixador da Tunísia em Brasília nesta quinta-feira (10), Sabri Bachtobji.
O Quarteto de Diálogo Nacional da Tunísia é formado pela União Geral Tunisiana do Trabalho (UGTT), União Tunisiana da Indústria Comércio e Artesanato (Utica), Liga Tunisiana de Defesa dos Direitos Humanos (LTDH) e Ordem Nacional dos Advogados da Tunísia (ONAT).
Quando divulgou os vencedores do prêmio, em outubro, o comitê organizador do Prêmio Nobel afirmou que o grupo foi o homenageado em razão da sua “contribuição decisiva para a construção de uma democracia plural na Tunísia após a Revolução de Jasmim de 2011”. Esse foi o nome pelo qual ficou conhecida a revolta popular que resultou na renúncia do presidente Zine Al-Abidine Ben Ali, em janeiro de 2011, na criação de um governo de transição e de uma nova Constituição.
Da homenagem participaram, além de Jô Moraes e de Bachtobji, o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, Paulo Pimenta (PT-RS), e o embaixador da Palestina e decano do Conselho dos Embaixadores Árabes em Brasília, Ibrahim Alzeben, e o embaixador do Zimbábue em Brasília, Thomas Sukuta Bvuma.


