São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira traz como tema de seu primeiro webinar de 2021 “Os desafios da segurança alimentar e as oportunidades de mercado para a indústria brasileira de alimentos nos países árabes”. O evento virtual em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) acontece no dia 27 de janeiro, quarta-feira, às 09 horas (horário de Brasília). As inscrições estão abertas. O webinar é gratuito e contará com tradução simultânea em português e inglês. Na foto acima, um armazém refrigerado de frutas e vegetais em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Os palestrantes do evento serão a presidente do conselho diretor da Abia, Grazielle Parenti; o sócio da consultoria Soma Mater, dos Emirados Árabes, Majid Al Qasimi; a CEO da Dima Consult, no Catar, a brasileira Luana Ozemela; e o chefe do escritório da Câmara Árabe em Dubai, Rafael Solimeo. O presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun, abre o evento. O secretário-geral da entidade fala no final e a moderação será da gerente de Relações Institucionais da entidade, Fernanda Baltazar.
Parenti falará sobre o potencial de negócios para a indústria de alimentos nos países árabes. Al Qasimi tratará da segurança alimentar no cenário pós-covid-19 na região do Golfo Árabe. Ozemela falará sobre o Catar, o novo cenário e as oportunidades para a Copa do Mundo em 2022. Solimeo trará as oportunidades de mercado para a indústria brasileira de alimentos nos Países Árabes. Ao final, haverá tempo reservado para perguntas e respostas.
Os países árabes têm projetos para diversificar a economia, assim diminuindo a dependência do setor petrolífero. Eles investem na garantia da segurança alimentar para sua população e procuram desenvolver o setor de agronegócio em seus próprios países. Ao longo da última década, o Brasil se consolidou como o principal fornecedor no setor de alimentos para os países árabes.
Apesar da pandemia de covid-19, no ano passado as exportações brasileiras de alimentos e bebidas para os árabes apresentaram um aumento de 2,84% em relação a 2019, somando US$ 7,83 bilhões, com destaque para as exportações de açúcar, carne de frango, milho, carne bovina e soja em grãos.
Diante do cenário de crescimento econômico projetado para a região árabe nos próximos 10 a 20 anos, o excelente histórico de relacionamento bilateral entre o Brasil e os países árabes e a crescente capacidade da indústria brasileira de alimentos em contribuir com a segurança alimentar mundial, ampliam-se os espaços para a expansão e a diversificação do comércio.
Serviço
Webinar “Os Desafios da Segurança Alimentar e as Oportunidades de Mercado para a Indústria Brasileira de Alimentos nos Países Árabes”
Dia 27 de janeiro, quarta-feira
Das 09h às 10h30 (horário de Brasília)
Tradução simultânea português-inglês
Inscrições abertas