Isaura Daniel
São Paulo – A família síria Abduche chegou no Brasil no começo do século passado disposta a desbravar as oportunidades que o ramo têxtil oferecia. Hoje, quase cem anos depois, filhos e netos do imigrante Afif Abduche, que desembarcou no país em 1918 com quatro anos, exportam seus tecidos para os países árabes, região de origem da família.
Tudo começou com o próprio Afif. A primeira atividade na área têxtil do imigrante foi a fabricação de gravatas de seda. Em 1937, porém, ele abriu a Abduche, fábrica de tecidos. A empresa, que está nas mãos da segunda e terceira geração da família, é atualmente uma das líderes na fabricação de jacquard, pano de textura espessa utilizado no setor de decoração.
A Abduche fabrica ao redor de 50 mil metros de tecido por mês, dos quais aproximadamente 5 mil são vendidos no exterior. Os principais compradores estão na Argentina, Chile, Espanha e Inglaterra. A indústria também exporta para o mundo árabe. Desde que começou a vender no exterior, há cerca de dez anos, a Abduche já comercializou seus produtos em países árabes como Líbano, Kuwait, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
A última venda para a região foi feita no ano passado. Foram 2,6 mil metros de tecidos enviados para o mercado saudita. Em outubro mais 6 mil metros vão chegar nos Emirados Árabes Unidos. O cliente é um hotel local e a venda é a primeira desde que a empresa estabeleceu um representante na região, há cerca de um ano. "Queremos tornar as vendas para os árabes mais constantes", diz a gerente de exportações, Aline Abduche.
As exportações da Abduche normalmente ocorrem a partir de contatos feitos na Decosit, feira do setor de decoração que ocorre anualmente em Bruxelas, na Bélgica, no mês de setembro. O representante nos Emirados foi estabelecido a partir de um contato em Bruxelas. Os pedidos dos árabes geralmente ocorrem na feira também.
Decoração
Além do jacquard, a Abduche fabrica chenile, tecido também espesso usado para decoração. Alguns tecidos são brocados, ou seja, com relevo. Tanto o jacquard quanto o chenile são utilizados para confecção de cortinas, estofamentos ou forração de paredes, móveis e objetos de decoração. Os tecidos são fabricados com estampas, como desenhos e florais, e também lisos.
A empresa desenvolve entre duas e três coleções por ano. Dois profissionais da Abduche trabalham no setor de criação dos produtos. A Abduche possui 50 funcionários e tem sede na cidade do Rio de Janeiro.
Abduche
Tel: +55 (21) 2501-6688
www.abduche.com.br

