Kuwait News Agency*
Riad – O ministro do Petróleo da Arábia Saudita, Ali Al-Naimi, anunciou hoje (15) que a companhia estatal Saudi Aramco descobriu dois novos campos de petróleo a sudeste do campo de Al-Ghawar, na região leste do país.
O primeiro campo, batizado de Mabrouk 1, tem capacidade para produzir 5,6 mil barris de petróleo por dia, do tipo pesado, com densidade de 27,4 graus segundo a escala do American Petroleum Institute (API), e 56 mil metros cúbicos de gás natural por dia, segundo Al-Naimi disse à Saudi Press Agency.
O segundo campo, chamado Derwazah 1, tem capacidade de produção de 5.569 barris de petróleo por dia, de uma variedade mais leve, com densidade de 35 graus na escala do API, além de 80 mil metros cúbicos de gás natural por dia.
A meta do governo saudita é aumentar a produção de petróleo para 12,5 milhões de barris por dia até 2010. A Arábia Saudita é a maior produtora de petróleo da atualidade e é também detentora da maior reserva internacional da commodity, estimada em 262 bilhões de barris.
Sediada em Dhahran, na Arábia Saudita, a Saudi Aramco foi responsável pela descoberta de aproximadamente 25% das reservas comprovadas de petróleo do mundo, ou 261,8 bilhões de barris. A Saudi Aramco tem 55 mil funcionários e produz, processa e distribui 9,5 milhões de barris de petróleo por dia, de acordo com o site da companhia.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum