São Paulo – Em 2009, o Brasil registrou um aumento de 0,15% no número de desembarques internacionais realizados em vôos regulares em comparação com o ano anterior.
De acordo com os dados fornecidos pela Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), no entanto, na soma dos desembarques de vôos regulares com os realizados em vôos fretados, houve uma redução de 0,77% na quantidade de pessoas que chegaram ao Brasil. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), a queda mundial foi de 4%.
“O aumento dos desembarques internacionais em vôos regulares mostra que a acessibilidade aérea para o Brasil tem evoluído de forma consistente, mas em velocidade ainda menor do que o necessário para aumentar a competitividade internacional do turismo brasileiro”, afirmou em nota Jeanine Pires, presidente do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur).
Os desembarques internacionais mostraram sinais de recuperação já nos últimos meses do ano. Em dezembro, foram registrados 577.283 desembarques internacionais (vôos regulares e não-regulares), um crescimento de 3,84% em relação ao mesmo mês de 2008.
"Mesmo com o cenário difícil da aviação mundial, com muita diminuição de oferta de assentos, o Brasil conseguiu se manter praticamente estável em 2009, melhorando muito a performance a partir de outubro do ano passado e mantendo este desempenho neste início de 2010", disse a presidente da Embratur.
Os dados da Infraero incluem desembarques de brasileiros e estrangeiros residentes e não-residentes no país.

