Alexandre Rocha
São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na manhã desta segunda-feira (14), durante a cerimônia de abertura da 11ª Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e o desenvolvimento (Unctad) em São Paulo, que o desenvolvimento "não é um presente" que será dado aos países em desenvolvimento e que a união dessas nações é necessária.
"Estamos conscientes de que o desenvolvimento não é um presente que a comunidade internacional dará às nossas nações. Sabemos que é preciso fortalecer a nossa união e cada vez mais negociar mudanças com perseverança e visão política", disse o presidente em seu discurso.
Em sua avaliação, um exemplo de união foi dado no ano passado, na reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC) em Cancún, no México, quando o Brasil e o G-20, grupo de países em desenvolvimento que atua contra o protecionismo dos países ricos na área agrícola, "sustentaram que é fundamenta para o progresso efetivo de todos a incorporação, ao sistema multilateral de comércio, dos setores em que os países em desenvolvimento são mais competitivos".

