São Paulo – Já há algum tempo várias multinacionais da indústria automobilística elegeram o Brasil como pólo de desenvolvimento de novos carros para os mercados emergentes. Sendo assim, entre as principais novidades do 25° Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que abre para o público no dia 30, são os protótipos e variações de automóveis de linha totalmente projetadas no país.
Um exemplo é o da General Motors, que apresenta na feira o conceito GPix, um crossover, carro de passeio com características de off-road, que poderá servir de inspiração para futuros modelos da marca no Brasil e em outros países. “O design de um carro é seu grande diferencial. É o que desperta a paixão nessa indústria”, disse ontem (27) o vice-presidente mundial de design da empresa, Ed Wilburn. A GM mantém no país um de seus 11 estúdios globais de design.
A Fiat, por sua vez, apresenta o FCC II, sigla para Fiat Concept Car II, totalmente criado no pólo de desenvolvimento da companhia em Betim, Minas Gerais. O objetivo do protótipo é proporcionar diversão ao dirigir sem agredir o meio ambiente. Munido de um motor elétrico de 80 cavalos, com autonomia para 100 quilômetros, o carro pode ser recarregado em uma tomada de 220 volts. Sua carroceria é feita de fibras naturais, sendo que outros materiais renováveis e leves foram utilizados na estrutura.
A Ford, que batizou seu estande de Ford Design Hall, apresenta variações conceituais do compacto Ka, batizadas de Beauty and The Beast. O primeiro é um modelo conversível do carro, e o segundo uma versão esportiva. “Isso mostra a versatilidade do Ka”, disse o presidente da companhia para o Mercosul, Marcos Oliveira.
A Ford tem no Brasil um de seus cinco centros mundiais de desenvolvimento de produtos. O objetivo, segundo Oliveira, é criar modelos e tecnologias voltadas às necessidades específicas da região.
Já a Renault mostra o Sandero Stepway, variação com cara de fora-de-estrada do compacto que é sucesso de vendas da marca no Brasil. Embora o modelo original não seja exclusivo do país, a nova versão foi desenvolvida especialmente para o mercado brasileiro. Além de grafismos e acessórios esportivos, o carro tem uma suspensão mais alta para enfrentar caminhos mais difíceis.
A também francesa Peugeot exibe no Salão dois “Show Cars” feitos no Brasil. São variações do Peugeot 207 preparadas para as pistas de corridas, que poderão ser utilizadas na Copa Peugeot, uma competição nacional.
Outras novidades do Salão são os veículos que começam a ser comercializados agora ou em breve, como o novo Honda Fit, o novo Ford Focus, a Chevrolet Captiva, além de novas versões de carros já em produção e importados.
“Ao longo do tempo o Brasil se tornou um mercado bastante interessante”, disse Evaristo Nascimento, diretor de eventos da Reed Exhibitions-Alcantara Machado, empresa que organiza a feira, destacando que há nesta edição um número maior de lançamentos do que na última, ocorrida em 2006. A organização espera receber mais de 600 mil visitantes para ver os produtos dos 170 expositores.
Os fabricantes apresentam também um número cada vez maior de automóveis movidos a combustíveis alternativos, especialmente os bicombustíveis, que utilizam gasolina, ou etanol, ou qualquer mistura de ambos, já bastante difundidos no Brasil. Na seara dos importados, um destaque é o Chevrolet Volt, veículo híbrido dotado de motor elétrico e um gerador a combustível que recarrega as baterias com ele em movimento.
Serviço
25° Salão Internacional do Automóvel de São Paulo
De 30 de outubro a 09 de novembro de 2008
Horário: das 14 às 22 horas, exceto no dia 09 de novembro, que será das 11 às 19 horas
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi, Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana, São Paulo – SP
Ingressos: adultos e maiores de 12 anos, R$ 30,00; crianças de 05 a 12 anos, R$ 20,00; menores de 05 anos e maiores de 65 não pagam
Mais informações: www.salaodoautomovel.com.br

