Marina Sarruf
São Paulo – O design dos produtos nacionais já conquistou o mercado externo, prêmios internacionais e, agora, os selos postais das cartas enviadas por brasileiros. Com o objetivo de valorizar e divulgar o design, os Correios lançaram no mês de dezembro de 2005 uma série de selos especiais sobre o tema. São quatro selos, de diferentes produtos premiados, que colocados juntos, formam uma só figura.
"O grande objetivo é divulgar a arte e a cultura que identificam o país", afirmou a subchefe do Departamento de Produtos e Filatelia dos Correios, Elizabeth de Souza Cabral. Segundo ela, além de divulgar o design brasileiro no mundo, a emissão dos selos destaca ainda os profissionais premiados, já que em cada um deles está escrito o nome do designer do produto ilustrado. Essa é a primeira vez que a estatal emite selos específicos para o design.
Um dos selos traz a Luminária Luna, criada por Fernando Prado, vencedor do IF Product Design Award 2005, principal premiação internacional de design que ocorre anualmente na Alemanha. O outro selo é do Ventilador Spirit, de Guto Índio da Costa, que também já foi premiado pelo IF Product Design Award, em 2002 e 2004.
Ainda viraram selo a Cadeira Corallo, dos irmãos Humberto e Fernando Campana, que foram premiados na Feira Internacional de Móveis de Valência 2005, na Espanha, e um móvel da Linha Bandeirola, de Ivan Rezende, que ficou em primeiro lugar do 18° Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira 2004. Colocados juntos, os quatro selos formam uma sala com luminária, ventilador, cadeira e móvel.
As cores verde e amarela, da bandeira brasileira, destacam o fundo do selo, que foi feito por computação gráfica e técnicas de fotografia. O artista responsável pela criação do quadro de selos foi Rodrigo Azevedo. Os selos estão sendo vendidos em todo território nacional por R$ 0,85 e têm dimensões de 3,8 centímetros por 3,8 centímetros. Eles ficarão em circulação até acabar a tiragem, de 2,4 milhões.
A escolha
Todo ano os Correios recebem sugestões da população brasileira de temas para estampar os selos postais do ano seguinte. Os temas podem ser sobre artes, cultura popular, datas comemorativas, arquitetura, esportes, fauna, flora, literatura brasileira, personalidades, preservação do meio ambiente, turismo, entre outros. Os temas dos selos são escolhidos pela Comissão Filatélica Nacional, composta por membros da sociedade em geral e dos ministérios. Essa comissão seleciona a programação dos temas para todos os meses do ano seguinte.
Para a escolha do design brasileiro como tema, o Departamento de Produtos e Filatelia desenvolveu uma ampla pesquisa para selecionar as peças premiadas, criadas por designers internacionalmente conhecidos. "Nesse caso optamos por ilustrar apenas os objetos que ganharam o primeiro lugar em prêmios nacionais e internacionais", disse Elizabeth.
De acordo com ela, existem muitos objetos hospitalares que já foram premiados, no entanto, os Correios decidiram ilustrar peças conhecidas por qualquer cidadão. "Objetos muito específicos nem todas as pessoas conhecem e não ficariam legais estampadas", acrescentou.
A idéia de aumentar a divulgação do design brasileiro no país e no exterior faz parte do Programa Brasileiro do Design PBD, criada pelo governo federal em 1995. Além de incentivar as empresas nacionais a investirem em design de produto, o programa pretende contribuir para o aumento da competitividade dos produtos brasileiros e na melhoria de qualidade de vida da população.

