Da redação
São Paulo – Dos 98 projetos brasileiros finalistas no prêmio alemão iF Product Design Award 2008, considerado o “Oscar” do design, 18 foram premiados. Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), esta é a quinta vez que o Brasil se destaca no ranking dos países mais vitoriosos no prêmio alemão, desde que o programa Design Excellence Brazil (DE Brazil) foi criado, em 2003.
Os produtos premiados são das áreas de iluminação, mobiliário, utensílio doméstico, acessórios, medicina, lazer, transporte, embalagens e design público. Entre os produtos estão revestimentos de cerâmica, pastilha de vidro, anel de ouro, cuba para lavabo, mesa cirúrgica, luminárias, teclado para computador, lavadora de roupa, plataforma veicular, embalagem para espumante, fogão e sofá.
De acordo com o ranking geral do iF Design Awards, o Brasil está entre os 10 países mais premiados. De 2003 a 2008, já foram inscritos 1.275 produtos no DE Brazil, dos quais 578 foram finalistas do prêmio alemão. Desse total, 99 foram premiados até hoje.
O DE Brazil, criado pelo Programa Brasileiro de Design do MDIC em parceria com Agência de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil), temo como objetivo impulsionar a imagem dos produtos brasileiros no exterior, promover o design brasileiro e difundir a cultura de produção e exportação de produtos de maior valor agregado no país.
O iF Product Design Award tem grande visibilidade por ser um dos mais tradicionais e disputados no mundo, recebendo por ano, aproximadamente, duas mil inscrições de 30 países diferentes.

